|  

PROFINET / PROFIsafe wireless na indústria de materiais de construção

Mais segurança para transportadores de caçamba na produção
de elementos de concreto pré-moldado.


Provavelmente, poucas pessoas sabem que os paralelepípedos cinza utilizados na pavimentação de vias públicas são fruto de um processo industrial altamente automatizado.
 

Na automação desse processo, as tecnologias PROFIBUS, PROFINET e PROFIsafe, incluindo links wireless, desempenham papel fundamental para alcançar a eficiência da produtividade e garantir a qualidade. 


Uso das redes PROFIBUS e PROFINET
A Bikotronic é um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos de automação para dosagem e medição para indústrias que produzem materiais de construção, tais como blocos de pavimentação, tubulações, peças pré-fabricadas ou concreto pré-misturado.

Desde 1993, a Bikotronic adotou como padrão a tecnologia PROFIBUS-DP em seus sistemas de controle. A partir de 2017, converteu seus projetos para a tecnologia PROFINET, principalmente por causa da alta performance que esta oferece, integrando, em uma única rede, controladores, sensores, dispositivos de medição, acionamentos, inversores de frequência, IHMs e outros equipamentos.

Devido às grandes dimensões dos equipamentos e máquinas presentes nessas plantas, que geralmente estão espalhados por grandes áreas, é frequente o uso de sistemas de automação descentralizados, distribuídos em painéis por toda a fábrica. Dependendo do tipo de processo, 15 ou mais painéis de controle são distribuídos pela planta e conectados entre si via rede PROFINET, e a operação é executada a partir da sala de controle central.


Comunicação wireless estável para o transportador de caçambas
A massa de concreto, misturada de acordo com a especificação do cliente, é transportada dentro do galpão de produção por um transportador de caçambas (Fig. 1), que corre sobre trilhos fixados no teto até o local da próxima etapa de processamento. Esse transportador é composto por várias caçambas, todas equipadas com seus próprios sistemas de controle "a bordo".

Cada caçamba é capaz de comunicar-se com as diferentes máquinas e equipamentos que compõem o processo, a fim de atender especificações de operação e mistura particulares para cada pedido. Os painéis embarcados nas caçambas contêm todos os equipamentos elétricos para acionar os motores e controlar as funções da caçamba, incluindo o sistema de frenagem para evitar colisões. O posicionamento correto das caçambas antes de serem esvaziadas é particularmente importante. Para tanto, encoders e sensores dedicados trocam informações continuamente (através dos dispositivos escravos instalados a bordo das caçambas) com o CLP mestre situado na sala de controle. Essa extensa rede de comunicação tem que ser wireless, devido ao movimento das caçambas.

 


Há muitos anos, a Bikotronic padronizou o uso dos rádios DATAEAGLE (DE) da Schildknecht AG para estabelecer links de comunicação wireless em seus projetos. 

Os rádios da série DE 3000 são específicos para redes PROFIBUS e, os da série DE 4000, para redes PROFINET. Os rádio DE 3712 e DE 4712 são otimizados para o protocolo de segurança PROFIsafe e, portanto, são adequados para aplicações de intertravamentos de segurança, como no caso do transportador de caçambas. 

Os produtos DATAEAGLE utilizam a tecnologia de rádio Bluetooth. Graças ao recurso Smart Radio patenteado pela Schildknecht, bem como ao pré-processamento de dados dos protocolos de barramento de campo, os links de rádio DATAEAGLE oferecem um nível de estabilidade extraordinariamente alto. Isso pode ser visto em muitos sistemas Bikotronic, desde a primeira instalação dos rádios DATAEAGLE, no início de 2000, bem como no controle PROFIBUS quase "histórico" do teleférico de Montmartre, em Paris, que está em operação há 16 anos sem falha do link de rádio (saiba mais sobre este case de sucesso aqui).


Tecnologia madura e eficiente
Na tecnologia de automação, uma tendência é incontestável: mais e mais dados estão sendo coletados por um número de sensores cada vez maior, em ambientes frequentemente de difícil acesso ou em movimento, e devem ser transmitidos com segurança a um receptor!

Um desafio para o qual a tecnologia PROFINET / PROFIsafe wireless oferece os melhores recursos. A Bikotronic reconheceu muito cedo esse potencial e o usou para expandir sua posição no mercado. Marco Bechtold, chefe de planejamento de projetos da Bikotronic, comenta: "Nosso sucesso nos negócios se baseia em duas abordagens principais: (1) prestamos muita atenção às necessidades de nossos clientes e às condições locais em cada projeto, e (2) usamos as melhores tecnologias possíveis para a implementação, o que nos levou a adotar, desde o início, as tecnologias PROFIBUS e PROFINET e das soluções wireless DATAEAGLE”.

?O sistema wireless PROFINET / PROFIsafe na configuração mostrada aqui não só garante a alta qualidade dos blocos de pavimentação e demais produtos produzidos pela empresa, mas, também, representa uma tecnologia madura e eficiente para inúmeras aplicações em tecnologia de automação; a solução da Bikotronic é apenas um exemplo muito bom disso.
 


 
Autora: Elena Eberhardt 
Business Development & Marketing Manager
Schildknecht AG

Tradução: Paolo Capecchi
Diretor
Westcon Instrumentação Industrial Ltda



Últimas Notícias:
+ WALL IE | Gateway e Firewall NAT Industrial
+ VDL10 – Transmissor de Pressão, Densidade, Nível e Vazão com Selo Eletrônico
+ SIMATIC Drive Controller – o novo controlador compacto combina controle de movimentos e drives
+ Sensor de pressão com IO-Link para máquinas inteligentes
+ Pré-sal já responde por quase 70% da produção nacional de petróleo
+ Precisa comunicar protocolo Ethernet/IP com PROFINET?
+ Novas opções de Plant Intelligence para maior transparência e planejamento no processo de produção
+ Mercury: analisador de redes PROFIBUS, PROFINET e Ethernet Industrial
+ Festo lança atuador elétrico de 2 paradas com controle IO-Link
+ Data Diode: Gateway unidirecional seguro para Cloud
+ Coupler CC-Link IE Field e PROFINET
+ Aumente a disponibilidade e segurança operacional de sua rede PROFIBUS-PA ou FOUNDATION™ fieldbus
+ Expo Sensor Intelligence
+ Coester: Cursos Básico e de Redes
+ PROFINET / PROFIsafe wireless na indústria de materiais de construção
+ PROFIBUS: corrente no shield?
+ Novo White Paper sobre segurança
+ Webinars gratuitos no site da PI Brasil
+ PITC INATEL e PI Brasil promovem cursos online
+ GSD User ID: Simples e Fácil. Simplifique seu dia a dia em configurações cíclicas em redes PROFIBUS-PA