|  

IO-Link, entenda melhor sobre a tecnologia

A automação industrial é um ramo que não para de crescer e, com ela, novas necessidades foram surgindo, como a exigência da criação de dispositivos de campo inteligentes.
 
Essa demanda fez surgir uma variedade enorme de interfaces, com características mecânicas e elétricas bastante distintas.
 
O IO-Link surge através da colaboração entre várias empresas do setor de tecnologia industrial, como uma solução viável e revolucionária.
 
Podemos comparar o IO-Link com a revolução trazida pelo USB no mundo da computação, permitindo uma simplificação notável no que tange a instalação, além da ampliação da capacidade das redes e a enorme possibilidade de diagnósticos e de configuração de parâmetros.
 
O que é a tecnologia IO-Link?
Antes do surgimento da tecnologia IO-Link, os controladores podiam se comunicar apenas com os fieldbuses, mas não no nível de sensores e atuadores.
 
O IO-Link foi a primeira interface de comunicação ponto a ponto a conseguir fazer com que sensores e atuadores se comunicassem, permitindo, ainda, uma parametrização de dispositivos de forma central, transmitindo diagnósticos a partir do equipamento até o controlador, e a troca de dados de forma digital e com alta tecnologia de sinal.
 
Independente da complexidade da sua rede industrial, com a tecnologia IO-Link você pode ligar via plug-and-play usando sempre o mesmo cabo padrão de 3 fios, sendo a peça chave de toda essa instalação o master IO-Link, que se comunica com o controlador através do fieldbus e da tecnologia IO-Link ao nível dos sensores e atuadores.
 
Assim, podemos entender que a tecnologia IO-Link funciona junto com o master IO-Link e trabalhando de modo a suportar as principais tecnologias de redes industriais (como EtherNet IP, PROFINET e outros), permitindo uma integração rápida e simples às suas instalações já existentes.
 
 

Quais as vantagens do uso da tecnologia IO-Link?
  • Comunicação rápida e simples com os seus sensores e atuadores, permitindo uma leitura adequada do estado das suas máquinas e um controle mais preciso da sua produção;
  • Facilidade de ampliação das suas redes industriais, sem necessidade de uso de materiais diferenciados ou caros (tudo pode ser feito com cabos padrões);
  • A tecnologia IO-Link consegue ‘conversar’ perfeitamente com as principais tecnologias de redes industriais usadas atualmente, além de suportar uma grande variedade de fabricantes de dispositivos IO-Link;
  • Reduz os custos de manutenção e de cabeamento;
  • Reduz o tempo de programação;
  • Tecnologia IO-Link funciona constantemente integrada ao master IO-Link oferecendo, o tempo todo, dados e informações importantes sobre seus sensores e atuadores, permitindo a rápida detecção e correção de problemas;
  • Protocolo de comunicação aberto, que permite a utilização de produtos de qualquer fabricante sem a necessidade da compra de produtos específicos;
  • Flexibilidade no planejamento do projeto e em futuras ampliações;
  • Verificação automática dos diagnósticos gera uma menor necessidade de supervisão e de manutenções;
  • Redução da parada de máquinas devido à identificação e localização online dos erros, permitindo a rápida substituição dos sensores e configuração de dados centralizados;
  • A identificação online dos erros reduz a quantidade de manutenções preventivas.
A Balluff possui um extenso portfólio de produtos com a tecnologia IO-Link embarcada, como itens de segurança, sensores, módulos e outros, possibilitando uma solução completa em automação.



Últimas Notícias:
+ WALL IE | Gateway e Firewall NAT Industrial
+ VDL10 – Transmissor de Pressão, Densidade, Nível e Vazão com Selo Eletrônico
+ SIMATIC Drive Controller – o novo controlador compacto combina controle de movimentos e drives
+ Sensor de pressão com IO-Link para máquinas inteligentes
+ Pré-sal já responde por quase 70% da produção nacional de petróleo
+ Precisa comunicar protocolo Ethernet/IP com PROFINET?
+ Novas opções de Plant Intelligence para maior transparência e planejamento no processo de produção
+ Mercury: analisador de redes PROFIBUS, PROFINET e Ethernet Industrial
+ Festo lança atuador elétrico de 2 paradas com controle IO-Link
+ Data Diode: Gateway unidirecional seguro para Cloud
+ Coupler CC-Link IE Field e PROFINET
+ Aumente a disponibilidade e segurança operacional de sua rede PROFIBUS-PA ou FOUNDATION™ fieldbus
+ Expo Sensor Intelligence
+ Coester: Cursos Básico e de Redes
+ PROFINET / PROFIsafe wireless na indústria de materiais de construção
+ PROFIBUS: corrente no shield?
+ Novo White Paper sobre segurança
+ Webinars gratuitos no site da PI Brasil
+ PITC INATEL e PI Brasil promovem cursos online
+ GSD User ID: Simples e Fácil. Simplifique seu dia a dia em configurações cíclicas em redes PROFIBUS-PA