|  

FieldComm Group, ODVA e PI promovem uma Joint Update sobre uma Advanced Physical Layer para Ethernet Industrial



Normas Básicas aprovadas com a adesão da Emerson ao grupo APL Project, promovendo desenvolvimentos para a Ethernet Industrial para expandir o uso da EtherNet/IP™, HART-IP™ e PROFINET™ em locais perigosos na indústria de processos


O Grupo FieldComm, ODVA e PI (Profibus&Profinet International) anunciam que a Emerson aderiu ao APL Project como parceiro industrial. A Emerson acrescenta mais 11 parceiros industriais para suportar os objetivos do projeto de desenvolvimento de uma camada física avançada para a Ethernet Industrial, adequada para uso em aplicações exigentes em instrumentação de processos, denominada “Ethernet-APL”. Além dos parceiros na indústria, os membros do projeto APL incluem as três principais organizações de desenvolvimento de padrões Profibus&Profinet International (PI), FieldComm Group (FCG) e ODVA.

Em novembro de 2019, foram feitas atualizações significativas no desenvolvimento da “Ethernet-APL”. Primeiro, a norma IEEE Std 802.3-2019 (10BASE-T1L), que é a base para a Ethernet-APL e define 10Mbit/s por um único par Ethernet trançado com fornecimento opcional de alimentação, foi aprovada como uma norma IEEE, em 7 de novembro de 2019 com a publicação da norma prevista para os próximos meses. Esse aperfeiçoamento à norma IEEE 802.3 para Ethernet de longo alcance, par simples, será a base para a integração nas especificações do protocolo Ethernet, que está previsto ser completado nas organizações PI, FCG e ODVA em 2020.

Além disso, para assegurar que a Ethernet-APL suporte segurança intrínseca em áreas perigosas, o comitê técnico IEC PT60079-47 está trabalhando em uma especificação técnica para o novo 2-Wire Intrinsically Safe Ethernet (2-WISE). O comitê técnico chegou ao consenso durante as reuniões do TC31 em Nanyang (CN) que os princípios definidos no Fieldbus Intrinsically Safe Concept (FISCO) também são adequados para especificação técnica 2-WISE, incluindo algumas adaptações para a nova camada física. A percepção é suportada por testes bem sucedidos executados na DEKRA Testing and Certification GmbH. A especificação técnica final (IEC TS 60079-47) é esperada para o fim de 2020.

Finalmente, a tecnologia Ethernet-APL tem sido testada com sucesso na BASF, incorporando os primeiros protótipos de dispositivos de vários parceiros industriais. No foco dos testes estavam os seguintes tópicos: integração e configuração dos dispositivos de campo, instalação e comissionamento de uma rede Ethernet-APL, operação mista/multiprotocolo, redundância, troca de dispositivo e exportação de diagnóstico de dispositivo e dados de configuração em paralelo, com troca cíclica de dados. Todos os testes foram concluídos com sucesso e demonstraram as vantagens da Ethernet-APL como uma camada física no campo de automação de processos e uma tecnologia habilitadora para aplicações de nível superior.

Os usuários podem aprender mais sobre a Ethernet-APL visitando os websites da PROFIBUS&PROFINET International (PI) www.profibus.com, FieldComm Group (FCG) www.fieldCommgroup.org, e ODVA para download do white paper “Ethernet to the Field” www.odva.org.


Sobre o FieldComm Group
O FieldComm Group é uma organização global baseada em normas, formada por importantes usuários finais de processo, fabricantes, universidades e organizações de pesquisa que trabalham juntas para direcionar o desenvolvimento, incorporação e implementação de tecnologias novas e sobrepostas, e serve como fonte para a tecnologia FDI™. A missão do Grupo FieldComm é desenvolver, gerenciar e promover padrões globais para integração de dispositivos digitais nas arquiteturas de sistemas de automação ao mesmo tempo em que protege os investimentos nos processos de automação em tecnologias de comunicação HART® e FOUNDATION™ Fieldbus. A adesão está aberta a qualquer interessado no uso das tecnologias. Para mais informações, visite o web site em www.FieldCommgroup.org.

Para mais informações, contate:
Paul Sereiko
psereiko@FieldCommgroup.org


Sobre a ODVA
A ODVA é uma organização internacional de desenvolvimento de normas e comércio, formada por membros dos principais fornecedores mundiais de automação. A missão da ODVA é promover tecnologias abertas e interoperáveis de informação e comunicação para automação industrial. Seus padrões incluem o Common Industrial Protocol ou “CIP™,” protocolo de rede independente de mídia da ODVA – e as adaptações de rede do CIP– EtherNet/IP, DeviceNet, CompoNet™ e ControlNet™. Para a interoperabilidade dos sistemas de produção e sua integração com outros sistemas, a ODVA abraça a adoção de tecnologias comerciais e de Internet padrão e prontas para uso comercial como princípio orientador. Esse princípio é exemplificado pela EtherNet/IP - uma das principais redes de Ethernet industrial do mundo. Visite a ODVA on-line em www.odva.org.
 

 
Para mais informações, contate:
John Jackson
ODVA European Communications Office
jjackson@odva.org

Steve Fales
ODVAHeadquarters
sfales@odva.org
 
 
Barbara Weber
PI (PROFIBUS & PROFINET International)
Barbara.Weber@profibus.com



Últimas Notícias:
+ GSD User ID: Simples e Fácil. Simplifique seu dia a dia em configurações cíclicas em redes PROFIBUS-PA
+ Transmissor de pressão MG-1
+ Secomea 15xx – Gateway Edge IIoT com Certificação de Segurança Industrial
+ Nova versão de software de engenharia da Siemens oferece desenvolvimento completo de projetos
+ NetMIRROR – TAP como ponto de acesso passivo a redes ethernet industrial
+ Logo! agora em nuvem
+ FnIO-S – Aquisição de Dados, Controle e Comunicação
+ Conectividade em tempo real: Festo lança linha de remotas IO’s para controle descentralizado
+ Workshops Online: Festo divulga calendário de temas para 2020
+ Cursos Online – PITC INATEL e PI Brasil
+ Calendário Orkan – Treinamentos 2020
+ Muito além do ruído – identificando problemas de instalação em tempo real com a medição do Jitter
+ PROFINET IRT, um protocolo de alta dinâmica
+ Metodologia de prestação de serviços no cenário de isolamento social
+ Ethernet no Campo – Futura solução para automação de processos e instrumentação em localizações remotas e perigosas
+ FieldComm Group, ODVA e PI promovem uma Joint Update sobre uma Advanced Physical Layer para Ethernet Industrial
+ Treinamentos in company
+ Associação visita companhias para promover tecnologias e buscar parcerias
+ Transmissor multiparâmetro Liquiline CM44X
+ Sensores de vazão FTMg