|  

Diretoria de IO-LINK cria kits didáticos para promoção da tecnologia

KIT IO-Link

IO-Link é a primeira tecnologia de I/O para comunicação com sensores e atuadores a ser adotada como norma internacional (IEC 61131-9). Visando propagá-la, a PI Brasil, em parceria com empresas associadas, montou kits didáticos como ferramentas de demonstração prática, a serem utilizadas em seus cursos e eventos promovidos em todo o território nacional.

Segundo Bruno Castellani, diretor do protocolo na Associação, o material engloba diversos produtos, como sensores, posicionadores, encoder, transmissores de processos, módulos de rede, coluna de luz inteligente, entre outros, todos baseados na tecnologia IO-LINK, acondicionados em um CLP na mesma plataforma de rede PROFINET. “Desta forma, demonstramos a integração de vários dispositivos, de diferentes fabricantes, enfatizando o benefício da tecnologia”, acrescenta.

De acordo com ele, o kit tem como objetivo apresentar o quanto a tecnologia simplifica a vida de seus usuários, como operação e acesso aos diagnósticos dos produtos, facilidade de instalação, integração com diversos fabricantes, interação com a nuvem e acessibilidade dos dados. “A proposta é inovar a maneira de demonstrar a tecnologia, baseada nos pilares da indústria 4.0. O material consegue simular um processo industrial, suas etapas, instantaneamente, com os produtos em IO-LINK, mostrando os dados online sendo utilizados para a digitalização do procedimento em uma tela de sinótipos”.
 
Castellani ainda explica que os kits serão manipulados em diversos eventos de tecnologia, atrelados ao tema da Indústria 4.0 e IIOT, com a promoção da tecnologia na base do conhecimento técnico, como em escolas técnicas, faculdades e universidades que possuem na grade curricular cursos voltados à automação industrial, para que os alunos se tornem multiplicadores enquanto potenciais usuários.

“A diretoria de IO-LINK também vai continuar atuando com workshops em empresas, pois a necessidade de melhoria de processos e redução de custos está fortemente alinhada com a mensagem do padrão, o que gera oportunidade para reforçar seus benefícios. Além disso, os kits serão introduzidos nos webinars, facilitando o entendimento do espectador”, finaliza.

 

KIT IO-LINK   KIT IO-LINK   KIT IO-LINK



Últimas Notícias:
+ PI Brasil estará na Semana de Tecnologia do IFSP Cubatão
+ PI Brasil divulga tecnologias pelo interior de GO
+ VBP10 – Protetor de Barramento
+ Soluções Vivace
+ Sensores fotoelétricos Reflex Array da SICK
+ Sensor indutivo em invólucro plano com IO-Link
+ Pressostato PSD-4: Saídas facilmente configuráveis e faixas ajustáveis
+ NX5110 e NX5210: remotas PROFIBUS – Série Nexto
+ IO-Link, entenda melhor sobre a tecnologia
+ Gateway PLX32-EIP-PND
+ Qual a melhor blindagem em função da frequência do ruído?
+ Manutenção eficiente com sistemas de monitoramento de redes Profibus e PROFINET
+ Diretor de IO-Link visita Coca-Cola de Jundiaí
+ PI Brasil faz parceria com SENAI de Pindamonhangaba
+ Minicurso sobre AS-I 5.0 é ministrado em Sertãozinho-SP
+ Certificação PROFINET em MG
+ PROFINET Online Academy se consolida como plataforma de compartilhamento de protocolos
+ PI Brasil estará na Semana de Tecnologia do IFSP Cubatão
+ Minicurso sobre AS-I 5.0 é ministrado em Sertãozinho-SP
+ Webinar sobre AS-i 5.0 atrai 80 participantes