|  
Últimas Notícias:
+ Multipoint Temperature & I/O Transmitter VTT10-MP Vivace
+ Conversor PROFIBUS-PA para Saída Analógica ou Discreta VPO10 Vivace
+ Advanced Bus Protector VBP10 Vivace
+ Conversor Analógico para PROFIBUS-PA VAP 10 Vivace
+ TS Conector PROFIBUS DP - Toledo & Souza Engenharia
+ Indicador Digital Multi-Ponto DMY-2015-PB Energy PROFIBUS
+ Já pensou em conectar 8 pontos de temperatura em apenas um nó PROFIBUS PA?
+ MGate 5102-PBM-PN
+ ETHERLINE® ROBUST
+ Por que o Protocolo Profinet está preparado para a Indústria 4.0?
+ Workshop de Inovação na Indústria Automotiva apresenta soluções inovadoras para o futuro da indústria nacional
+ Seminário On Site na Usina Uberaba
+ SENAI de São Caetano do Sul recebe PROFINET on The Road
+ Fabio Marchiori assume nova Diretoria de IO-Link
+ Vivace Process Instruments – VTT10-MP Transmissor de Temperatura Multipontos & E/S
+ Vivace Process Instruments – VTP10 Transmissor de Posição
+ A Tecnologia AS-i - Capítulo 04 – Tecnologia Safety at Work
+ Gateway PROFINET/PROFIBUS PA Westcon
+ VRP10-O Repetidor Ótico PROFIBUS-PA Vivace
+ VCI10-UP USB - PROFIBUS-PA Vivace

Certificação de cabos Profibus: segurança para usuários, confiabilidade para fornecedores.

O grupo de trabalho de Cabos da Associação Profibus foi criado em 2009, e é composto por diversas empresas associadas, em especial fabricantes de cabos e instaladores. Com base em documentos existentes relacionados à tecnologia Profibus, além de especificações para cabos, tais como: IEC, UL e Normas Brasileiras (ABNT), foram geradas duas especificações de cabos: uma para Profibus DP e outra para Profibus PA.

Trabalhando nessa linha, o Grupo estabeleceu um processo de certificação de forma a reconhecer os fabricantes aptos a atender a todos os requisitos técnicos, sendo que a organização com reconhecimento internacional escolhida para administrar o processo foi a UL do Brasil, unidade brasileira da Underwriters Laboratories.

“O objetivo é simples: oferecer confiança ao consumidor quando adquirir um produto com a tecnologia Profibus”, afirmam Silvio José de Souza Pinto, proprietário e consultor especializado em fios e cabos da Silvio Pinto Consultoria, e João Abel Jr., W&C Product Safety - UL do Brasil.

Vale destacar que, para alavancar o processo de verificação e certificação, a Associação em conjunto com a UL e Laboratórios, estabeleceu um programa de BÔNUS, gerando uma redução no custo total para as primeiras empresas que aderirem ao processo.

A seguir, os dois especialistas respondem às perguntas principais sobre como aderir ao processo de verificação e certificação de cabos Profibus DP e PA
 
Qual é o objetivo do processo de verificação e certificação de Cabos Profibus DP e Profibus PA?

O objetivo da implantação do processo de verificação e certificação foi o de dar segurança aos usuários e evitar problemas como a falta de referências claras aos técnicos e compradores, causando a aquisição e o uso de cabos de baixa qualidade ou inadequados à tecnologia, tais como: cabos telefônicos ou sinalização. O uso de cabos inadequados pode não apresentar maiores problemas em instalações de pequeno porte e que só se tornarão aparentes com a ampliação da planta. Por vezes isso gera desconfiança quanto à tecnologia e à qualidade dos novos equipamentos. O processo de verificação e certificação dos cabos Profibus DP e Profibus PA fornece aos usuários informações claras quanto aos documentos normativos aplicáveis, bem como quanto aos produtos/fabricantes que foram avaliados e atendem aos mesmos.

 
Quais são as normas e documentos que balizam o processo de verificação e certificação de Cabos Profibus DP e Profibus PA?

Todas as normas e documentos que balizam o processo de verificação e certificação foram gerados pelo Grupo de Cabos da Associação Profibus são as seguintes:
 
Todos esses documentos listados estão disponíveis para download no site da Associação no link http://www.profibus.org.br/gt_cabos_download.

 
Qual é o primeiro passo que uma empresa usuária de Cabos Profibus DP e Profibus PA deve realizar para aderir ao processo de verificação e certificação?

Qualquer empresa usuária interessada em aderir ao processo de verificação e certificação deve seguir os procedimentos descritos no documento “Instruções para o processo de Verificação de Cabos Profibus DP e PA” e contatar a UL do Brasil, nas pessoas de João Abel Jr. – Engenheiro de Projetos (e-mail: joao.abel@br.ul.com) ou Giovanna Berner (e-mail: giovana.berner@br.ul.com), no endereço Rua Fidêncio Ramos, 195, 2° andar, São Paulo, SP, ou pelos telefones: (11) 3049-8791 e (11) 3049-8252. O site é www.ul.com.

 
Quais são as etapas seguintes do processo de verificação e certificação de Cabos Profibus DP e Profibus PA?

Após contatar a UL do Brasil, empresa designada como ACD (Agente Certificador Designado), os passos seguintes são:
  • Enviar ao ACD o descritivo técnico de cada produto a ser verificado para elaboração da correspondente cotação.
  • A empresa efetuará os pagamentos diretamente ao ACD e ao Laboratório separadamente.
  • Aprovação do orçamento e contratação do laboratório, o qual será indicado pelo próprio ACD.
  • O ACD irá informar/indicar as amostras necessárias para execução da Verificação.
  • Envio das amostras para o laboratório.
  • Os ensaios serão executados pelo laboratório.
  • Emissão do Relatório Técnico que será enviado para o ACD.
  • O ACD enviará para a Associação Profibus cópia do relatório técnico emitido pelo laboratório e cópia do laudo.
  • Para o caso de reprovação da amostra o ACD irá comunicar o requerente.
  • Considerando que a amostra foi aprovada a Associação Profibus Brasil validará os documentos (Relatório Técnico do Laboratório e Laudo Técnico do ACD) e, em seguida, encaminhará o certificado para a empresa requerente e fará divulgação através do website da associação www.profibus.org.br.
 
Qual é o papel da Underwriters Laboratories do Brasil no processo de verificação e certificação de Cabos Profibus DP e Profibus PA?
A UL do Brasil, em função de sua isenção, credibilidade, competência técnica e seu reconhecimento internacional foi nomeada pela Associação Profibus como “Agente de Certificação Designado – ACD” para realizar a gestão do processo de avaliação, incluindo o credenciamento de laboratórios de ensaio, análise técnica do fabricante e relatórios de ensaios, bem como a emissão de Laudo Técnico, que fundamentará a emissão do Certificado de Conformidade pela Associação Profibus.

 
Quais são os principais ensaios realizados nos Cabos Profibus DP e Profibus PA nos laboratórios credenciados pela Underwriters Laboratories do Brasil?
Os cabos Profibus DP e Profibus PA são submetidos à verificação de:
  • Características elétricas como impedância, capacitância, diferença de atrasos de propagação, atenuação, resistência elétrica, desequilíbrio capacitivo, rigidez dielétrica, que caracterizam sua adequação à transmissão dos sinais digitais intrínsecos a cada produto;
  • Características dimensionais como diâmetro externo, espessura do revestimento externo, dimensões dos condutores e cobertura mínima de blindagem;
  • Características físicas como retração máxima da isolação, resistências à tração e alongamento dos materiais isolantes e de cobertura tanto originais quanto após envelhecimento térmico, ensaios que garantem a durabilidade dos materiais ao longo do tempo;
  • Características visuais como a adequação das cores da isolação e do revestimento externo do cabo aos requisitos normalizados;
  • Características Ambientais como a Resistência aos raios ultravioletas para cabos a serem instalados em ambientes externos e resistência à chama para cabos instalados em ambientes internos.
 
 
Quais são os principais benefícios para os usuários de Cabos Profibus DP e Profibus PA ao aderirem ao processo de verificação e certificação?
Para os fabricantes de cabos os benefícios da adesão ao processo de verificação e certificação, além de terem seus produtos diferenciados pela certificação da qualidade e adequação ao uso, também divulgam sua marca pela comprovação da competência técnica e, possivelmente, alavancando desempenho comercial. Para o usuário gera facilidade na especificação e compra do produto, gerando melhor desempenho da rede e reduzindo custos de manutenção.

 
A Associação Profibus Brasil emitirá algum documento de conformidade de Cabos Profibus DP e Profibus PA? Qual é o seu teor e sua validade?
Considerando que a amostra foi aprovada, a Associação Profibus Brasil validará os documentos (Relatório Técnico do Laboratório e Laudo Técnico do ACD) e, em seguida, encaminhará o certificado para a empresa requerente e fará divulgação através do website da associação (www.profibus.org.br).