Caso não consiga visualizar este e-mail clique aqui



EDITORIAL

INOVAR

Esta é a primeira edição do ProfiNews deste ano. O leitor já deve ter percebido o seu formato visual diferenciado e, ao começar a leitura, constatará que o conteúdo também tem novidades.

Decidimos inaugurar o nosso ano de forma inovadora, por entendermos ser esta uma ferramenta imprescindível nestes novos tempos de negócios em tecnologia.

Começamos, então, pelo nosso veículo de comunicação com o mercado, traduzido em uma produção visual mais leve e por uma linguagem mais adequada a esta mídia, a internet.

Esperamos que a nossa contribuição continue inovando a comunicação de campo nas plantas brasileiras.

Marco Padovan
Diretor Presidente.

 


 

 

PRODUTOS

GAMMAPILOT ENDRESS+HAUSER

O Gammapilot FTG20 consiste em duas unidades separadas. Um detector que contém de um a três tubos contadores Geiger-Müller e um transmissor. Suas principais aplicações são: Aplicações Ex e não-Ex em indústrias Química, Óleo & Gás, Mineração, Siderurgia, e Papel & Celulose; bom preço para detecção radiométrica de nível limite; temperatura ambiente de -40°C a +120°C permitir o uso em todo o mundo, independentemente de zonas climáticas; proteção à prova de explosão para área com gás e poeira (brevemente).  Vantagens: não intrusivo, confiável e preciso para detecção de nível; alta sensibilidade e rápidos chaveamentos (0.4…10 s); sem necessidade de chaveamento em uma eletrônica separada: eletrônica possui opções de relés ou 8/16mA (4…20mA); o invólucro remoto facilita o comissionamento on site, podendo assim eliminar a instalação de andaimes, escadas, etc., ao redor do tanque no momento da instalação e/ou comissionamento; um até três tubos contadores Geiger-Müller podem ser selecionados.


 

RADAR DE ONDA LIVRE ENDRESS+HAUSER

Nova linha de radares de onda livre Micropilot FMR5x, com recursos inovadores, já apresentados na linha de radares de onda guiada Levelflex FMP5x, como display com função de back-up, memória interna no invólucro que dispensa a necessidade de recalibração em caso de troca de eletrônica, entre outros. Com o lançamento, cresce ainda mais a diversidade de modelos dentro da mesma plataforma, que já conta com radares de onda guiada, medidores de vazão Eletromagnéticos, Coriolis e Ultrassônicos. Tal padronização gera redução de custos devido a peças sobressalentes intercambiáveis entre qualquer modelo, além de facilidade de operação. A nova linha conta com diversos modelos específicos para cada tipo de indústria, atendendo as várias exigências de cada mercado, além de possuir display e manuais totalmente em português.

 

 

INDICADOR MULTI-PONTO PRESYS

Com alta confiabilidade e imunidade a interferência eletromagnética, o Indicador Multi-Ponto DMY-2015 agora com comunicação Profibus®. Ideal para uso como unidade remota de Aquisição dos Sinais do Processo. Opções para 12 entradas termopar, 8 entradas termorresistência, 12 entradas de 4-20 mA / 1-5 Vcc, ou combinações dos tipos. Função de Totalizador, módulos de alarme, saída retransmissora, isolação galvânica entre entradas, saídas e alimentação. Comunicação Modbus® (RS-232 ou RS-422/485) ou Profibus® (DP-V0).

 

 

SIMOCODE PRO COM INTERFACE PROFINET SIEMENS

O sistema de gerenciamento de motores Simocode pro expandiu para uma nova unidade básica, o Simocode proV Profinet com duas interfaces Ethernet, RJ45. Como resultado, o sistema pode trabalhar com controladores Simatic S7 ou com sistemas de controle como Simatic PCS 7 via Profinet. Destaques: comunicação via Ethernet / Profinet IO / servidor OPC UA / servidor web; redundância do Profinet com duas portas de comunicação integradas RJ45; possui perfil do PROFIenergy, para economia de energia; velocidade de transmissão 100 MBit/s; 4 entradas e 3 saídas de relé; entrada para conexão do termistor; livre parametrização de proteção do motor, controle do motor e funções lógicas; detalhamento operacional, serviço e informações de diagnóstico; painel de operação com display para controle e visualização; software para parametrização gráfica para um comissionamento fácil e rápido.


 

NOVOS PRODUTOS PROFIBUS SMAR

A Smar anuncia novos equipamentos de campo e acessórios de rede Profibus, com destaque para: IR303: Indicador Remoto Profibus-PA de 8 variáveis+status; DC303: Entradas e Saídas Discretas Profibus-PA para painel; FRI303: Entradas e Saídas Discretas Profibus-PA para campo; ETD300: Sistema de Medição de Grau Alcoólico Profibus-PA; IDT300: Sistema de Medição de Densidade/Concentração por imersão Profibus-PA; CRG300: Dispositivo para roteamento de cabeamento que evita violação do raio de curvatura mínima; HSC303: High Speed Coupler Profibus DP/PA para 2 ou 4 canais Profibus-PA; JB400: Caixa de Junção com proteção contra curto-circuito de 4, 6 e 8 derivações; JM400-C3: Caixa de Junção com proteção contra curto-circuito de 2 derivações, Ex-d; WSP300: Dispositivo para proteção contra curto-circuito de 4, 6 e 8 derivações; TT383: Transmissor de temperatura de 8 sensores Profibus-PA; AT303: Terminador Ativo Profibus-DP; SUP303: Supressor de Transiente e Anti-surge Profibus-DP; RHP303: Repetidor HUB Profibus-DP de 5 stub lines; e PBI-PLUS: Interface Profibus-PA/USB que trabalha com FDT/DTMs de mercado; acompanha software AssetView gratuito para comunicação com FDT/DTM.

 


 

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 28 - Maio 2013

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

 

DIRETORIA EXECUTIVA 2009/2012

Marco Padovan (Sense)
Diretor Presidente

Leandro Torres (Smar)
Diretor Vice Presidente Tesoureiro

Robert Gries Drumond (Siemens)
Diretor Vice Presidente Secretário

Adriano Oliveira (Smar)
Diretor de Marketing

Silas Anchieta
Diretor Executivo

 

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 

 
ASSOCIAÇÃO

RETROSPECTO

Seminários Tecnológicos

No ano passado a Associação Profibus – Profinet realizou Seminários nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba (PR), Maringá (PR), Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Uberlândia (MG). A média de participantes por encontro foi de 60 profissionais, alguns deles chegando próximo a 90, a maioria composta por representantes de empresas usuárias finais, de engenharia, prestadores de serviço e integradores. O conteúdo dos seminários foi eminentemente técnico, com a apresentação de palestras sobre: fundamentos das tecnologias Profibus e AS-Interface; aspectos sobre uma boa instalação de rede Profibus; gerenciamento de ativos; e tecnologia Profinet. Alguns eventos contaram com cases de instalações de redes Profibus, com apresentações feitas por usuários.

 

Seminários On Site

Também foram realizados eventos na própria planta do cliente final. Esse tipo de seminário é estratégico, pois torna possível uma interação direta com o usuário, pois é possível entender alguns dos seus principais problemas e colaborar para a sua solução. Um dos seminários foi promovido na Unidade de Curitiba (PR) da Volkswagen, com o registro de 20 profissionais das áreas de manutenção, instrumentação e automação. Outro aconteceu na mesma cidade, na Repar da Petrobras, e contou com a participação ativa de 30 profissionais.

 

Saneamento

A Associação participou do XII Encontro Estadual de Saneamento Ambiental, entre os dias 20 e 21 de junho de 2012, na cidade de Lins, SP, evento organizado pela AESabesp - Associação dos Engenheiros da Sabesp. No estande da exposição, a Associação distribuiu material de divulgação sobre a tecnologia, assim como de todos os seus associados, atendendo um bom número de interessados. Além disso, participou do seminário que ocorreu de forma integrada à exposição, com uma palestra sobre “Fundamentos do Profibus DP e PA e do Profinet”, com a assistência de cerca de 40 participantes.




Estande da Associação durante o XII Encontro Estadual de Saneamento Ambiental.

 

Treinamentos

Em 2012, através do Centro de Competência Profibus, localizado em São Carlos (SP) foram realizados quatro edições do curso “Introdução à Configuração e Instalação de Redes Profibus”, com duração de 14 horas, além de mais quatro treinamentos para “Engenheiro e Instalador Profibus Certificado”, com carga horária de 40 horas.

 

MCT/Sepin

Em 28 de novembro de 2012, a Associação participou de uma reunião no Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, especificamente na Coordenação Geral de Tecnologia da Informação da Secretaria de Política de Informática. Marco Padovan (Sense), Carlos Augusto Ribeiro (DLG Automação), Magno Ruivo (Siemens) e Silas Anchieta (Associação Profibus) foram recebidos por Henrique de Oliveira Miguel (Coordenador Geral de Microeletrônica) e Francisco Silveira dos Santos (Chefe de Divisão MCTI/SEPIN/CGTI). O objetivo do encontro foi apresentação a tecnologia e a organização e, ainda, identificar áreas em que o Governo Federal poderá apoiar as iniciativas da associação. Algumas deliberações importantes foram definidas, destacando-se as que dizem respeito à formação de profissionais e capacitação de empresas, por meio da utilização de programas disponibilizados pelo Governo Federal, tais como: Lei de Informática, Lei da Inovação, CNPq, Finep, Fapesp, Fapemg, Ciência Sem Fronteira, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Agência de Promoção das Exportações e Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica.

 

ATUALIDADES

Sócio Individual

Desde o início de 2013 já está vigorando a nova categoria de sócio individual, criada para atender aos profissionais da área que desejam se associar. Inscreva-se!

 

Transpetro

Em fevereiro deste ano a Diretoria da Associação esteve reunida com especialistas da Transpetro para iniciar um trabalho relativo à confiabilidade e estabilidade de redes Profibus. Uma das principais conclusões do encontro foi o estabelecimento de uma série de medidas com o objetivo de mitigar esses problemas.



Aspecto da reunião entre a Associação Profibus e a Transpetro.


Cabos

Aconteceu em 26 de março nas instalações da UL Brasil a reunião do Grupo de trabalho de Cabos. O objetivo do encontro foi o de atualizar o documento de especificação para verificação de cabos Profibus DP e PA. A boa notícia é que, em breve, este trabalho será estendido para a área de Profinet.

 

Sabesp

Com a coordenação da AESabesp - Associação dos Engenheiros da Sabesp, estão programados para os próximos meses três workshops tecnológicos com engenheiros, técnicos e profissionais da companhia para tratar sobre vários temas relacionados à tecnologia. Vale destacar que esta iniciativa é parte integrante da estratégia da Associação no sentido de se aproximar de segmentos industriais e trabalhar conjuntamente para o desenvolvimento de soluções, considerando, neste caso, a existência de problemas  comuns entre as empresas do setor de saneamento com aplicação da tecnologia.

 

Reunião ordinária

Em 16 de abril a Associação realizou mais uma reunião ordinária com todos os seus associados, que aconteceu no Hotel Dan Inn Anhanguera, na cidade de Campinas (SP). Da pauta constaram os assuntos: deliberar sobre a revisão da documentação e providências sobre a Certificação/Verificação de Redes Profibus; montar estudo sobre Certificação/Verificação de Redes Profinet; informe sobre a participação em eventos de terceiros e organização de seminários da própria associação; e deliberar sobre a organização do Encontro de Integradores em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). Na segunda metade da reunião, houve a participação do convidado especial Marcos Dias de Paula, Analista de Desenvolvimento Industrial do CNI/Senai Nacional, que fez uma brilhante palestra sobre “Automação Industrial – Tendências e Estratégias do Senai para Apoio à Competitividade das Indústrias”. Ao final do encontro, Paula visitou as instalações do Centro de Competência Profibus em São Carlos.



Marcos Dias de Paula durante sua palestra na reunião e...



...em sua visita ao Centro de Competência Profibus em São Carlos.


Agroindústria

Já em 26 de abril, a Associação participou do 26º Encontro do Gemea – Grupo de Estudo de Maximização da Eficiência Agroindustrial com base em Goiânia (GO). A palestra foi a primeira da programação e esteve a cargo de Marco Aurélio Padovan, Diretor Presidente da Associação, que falou sobre as tecnologias Profibus e Profinet, com foco especial nos aspectos de boas práticas de instalação de redes Profibus. O Gemea foi criado em 2010 e tem como missão “oferecer desenvolvimento intelectual de alta qualidade a todos os profissionais interessados”.

 

Rio Automação

A Associação Profibus é uma das entidades patrocinadoras do Congresso Rio Automação 2013, organizado pelo IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, que acontece dias 16 e 17 de maio próximo. O tema do encontro será “Automação Industrial e seu valor na geração de informações”, que acontecerá no Hotel Windsor Atlântica, na capital carioca.

 

Prêmio Aluno Profibus

Por meio de uma parceria entre a Associação Profibus e a Faculdade de Tecnologia Senai Anchieta, foi instituído o Prêmio Aluno Profibus, que vai contemplar o aluno formando que apresentar o melhor desempenho combinado de frequência e rendimento ao longo do 6º termo do curso.

“Acredito que a instituição do Prêmio Aluno Profibus foi algo muito positivo, pois é bastante motivador aos alunos. O prêmio foi concebido pela Associação e pela Faculdade que uniram seus ideais: de um lado a Profibus, divulgando sua excelência em serviços e treinando, quem sabe futuros profissionais para o mercado de trabalho; de outro, o Senai, incentivando o desempenho dos alunos e, ao mesmo tempo, dando-lhes a oportunidade de conhecer a Profibus e serem beneficiados com seus cursos”, explica Denise Oetterer Arruda Militello, Coordenadora de Atividades Pedagógicas da Faculdade.
Denise anuncia que o primeiro prêmio será entregue na formatura, que ocorrerá no dia 21 de junho de 2013. “A expectativa dos alunos é grande, pois o vencedor será premiado pela Profibus com um curso, o que despertou um grande interesse na turma”, destaca.

Vale lembrar que o Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial tem por objetivo habilitar profissionais para projetar, implementar e realizar manutenção de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial, administrando recursos com eficácia e promovendo a inovação tecnológica, respeitando a legislação e as normas específicas, de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente. É divido em módulos, sendo que o primeiro corresponde aos dois primeiros semestres do curso e é básico. O segundo, com duração de mais um ano, é especificamente voltado para programação de produtos e sistemas eletrônicos (microcontroladores, controladores lógicos programáveis, sistemas supervisórios, robôs etc.), para automação industrial, o terceiro e o quarto completam a trajetória do curso, com um semestre cada, preparando o aluno para manutenção e projetos desses produtos e sistemas eletrônicos industriais. “Trata-se de um curso bem prático, em que o aluno aprende fazendo”, conclui Denise.


 

ASSOCIADOS

CERTIFICAÇÃO

Em 22 de março dois representantes de empresas associadas foram aprovados na certificação de Engenheiro e Instalador Profibus pelo Centro de Competência Profibus. Heitor Chaya, da Chaya Automação, decidiu pelo curso para se capacitar tecnicamente para atender os clientes da empresa em todas as fases de um projeto Profibus desde a instalação até certificação da rede. “A importância dessa certificação permite a Chaya Automação estar capacitada tecnicamente a atender o importante mercado Profibus do interior do estado São Paulo e também ao Brasil inteiro”, contou Chaya. William Ferraz da Westlock fez o treinamento para se manter atualizado com as tecnologias relacionadas à automação industrial, bem como conseguir a certificação Profibus, que ele considera muito importante para os profissionais da área. “O conteúdo foi muito abrangente. Como atuo na área de desenvolvimento de produtos, ele supriu as minhas necessidades de informação, treinamento e troca de experiência. Por um lado através de uma análise mais aprofundada do protocolo e por outro lado através de exemplos reais de utilização dos equipamentos e ferramentas relacionados ao dia a dia de um engenheiro da área”, afirmou Ferraz.



Heitor Chaya





William Ferraz


COMEMORAÇÃO

Em 1º de abril o grupo Belden comemorou dois anos da incorporação da marca Poliron ao seu portfólio. Com a aquisição da Poliron em 2011, a Belden passou a integrar uma extensa linha de produtos como cabos para instrumentação, comando, cabos para inversores de frequência, circuitos de extrema segurança, segurança intrínseca, cabos para aplicação naval e cabos especiais. “Desde 2011, estamos trabalhando focados na implementação de melhorias, que somados ao know-how das duas empresas (Belden e Poliron) vem garantindo produtos ainda mais modernos e de alto desempenho. Comemorar dois anos dessa incorporação é, sem dúvida, uma grande felicidade para todos nós do grupo Belden” comentou José Elias Andrade, Sales & Marketing Director.

 

PATENTE

A Coester Automação, fabricante de soluções para automação de válvulas, adquiriu registro de patente inédito nos Estados Unidos. O Hot Disconnect, conector para equipamentos em rede industrial, após ser certificado para uso em atmosferas explosivas, obteve recentemente a patente nos Estados Unidos, o que comprova a originalidade da inovação, demostrando assim seu ineditismo e capacidade inovadora do país. Para um processo de desenvolvimento de tecnologia, certificação de produto e posterior patente a nível internacional, há um forte investimento, que foi realizado com base na necessidade e requisito do cliente, prevendo a recuperação do investimento em médio prazo.



A patente conquistada pela Coester Automação.


CURSOS

A Coester Automação divulga a sua agenda de cursos para este ano: 22 a 24/05 – Básico de Atuadores; 19 a 21/06 – Avançado de Atuadores; 18 e 19/10 – Treinamento de Redes; 21 a 23/08 – Básico de Atuadores; 23 a 25/10 – Avançado de Atuadores; 20 a 22/11 – Básico de Atuadores; e 11 a 13/12 – Avançado de Atuadores. O Curso Básico é direcionado aos profissionais de nível técnico ou superior que atuem nas áreas de engenharia de aplicação, engenharia de produto engenharia de projeto, operação, instrumentação e manutenção. O Curso Avançado é direcionado aos profissionais que já tenham realizado o curso básico ou tenham conhecimento técnico sobre os atuadores elétricos da empresa. E no treinamento de Redes, voltado aos técnicos e engenheiros que atuam na área de automação, serão abordados assuntos tais como: histórico e conceitos sobre redes industriais, arquitetura de redes, meios físicos e noções sobre os principais protocolos industriais. Informações e inscrições podem ser realizadas através do e-mail info@coester.com.br ou pelo telefone (51) 4009-4240.

 

AQUISIÇÃO

A Dimensional acaba de adquirira a ASI Automação & Drives, ampliando a participação de sua unidade de negócios Dimensional Service no mercado de prestação de serviços em acionamentos, automação e redes. Para alcançar a excelência no atendimento aos seus clientes, a ASI Automação conta com um time de colaboradores altamente especializado e consolidado em mais de dez anos de mercado, além de acumular experiência profissional de mais de 40 anos no setor. A empresa está localizada em Jundiaí, um dos mais importantes centros de logística do Estado de São Paulo e conta com serviços de manutenção e integração de sistemas em drives e automação.  “Ambas as empresas compartilham dos mesmos princípios e se complementam. Com a aquisição, os clientes poderão contar com uma solução mais ampla e robusta, sem perder identidade e competitividade”, afirmou Silvino Toledo, CEO da Dimensional. Os diretores José Picolo e Paulo César Picolo permanecerão atuantes dentro da Dimensional, assim como a equipe da ASI. 


INOVAÇÕES

Em 2013 a Phoenix Contact completa 20 anos de inovações no Brasil e está ampliando a sua oferta de produtos para Profibus e Profinet: cabos, conectores, conversores de fibra óptica, repetidores, switches Profinet/Profinet IRT, wireless access points, módulos de IO remotos IP20 ou IP65 e CLPs. No site da empresa é possível encontrar seguintes catálogos em PDF para download: Profibus Complete, Profinet, We make Ethernet Easy, Industrial Wireless e IT-powered Automation.





 

Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9 - CEP 05422-970
São Paulo, SP. Telefone/Fax: (11) 2849-3202
e-mail: profibus@profibus.org.br
site: www.profibus.org.br.

Siga-nos!

    

 

A Associação PROFIBUS não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação PROFIBUS. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação PROFIBUS se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da
Associação PROFIBUS.


Website | SEO | E-mail Marketing | E-Commerce