|  

Conheça o Nexto Safety, tecnologia para segurança funcional desenvolvida em território brasileiro

Nexto Safety
Para proporcionar ambientes de trabalho extremamente seguros e evitar falhas que possam comprometer a integridade física de pessoas e equipamentos, a Altus criou o Nexto Safety, primeira solução de segurança funcional para controle desenvolvida em território brasileiro. Fruto de uma parceria entre Altus, FINEP, o instituto ITT Fuse e as universidades UFRGS e Unisinos, os produtos da linha foram projetados para atender às especificações das normas nacionais e internacionais de análise e tratamento de falhas, como IEC 61508 e ISO 13849-1. Pioneira, a linha é a única solução de segurança funcional no hemisfério sul certificada pelo instituto alemão TÜV Rheinland, sumidade mundial no segmento de segurança funcional.

Formada por uma CPU SIL (NX3800) e dois módulos E/S digitais (NX1800 e NX2800), a solução atende às exigências da norma IEC 61508 e da ISO 13849-1, o que lhe permite a obtenção de malhas de segurança de nível até SIL3 e Cat. 4 PLe. A comunicação dos produtos Nexto Safety é realizada através do PROFIsafe, protocolo de comunicação segura mais utilizado no segmento da automação industrial, que tem como objetivo reduzir a probabilidade de ocorrência de erro na transmissão de dados entre CPU e módulos de E/S segura. Versátil e baseado na tecnologia PROFIBUS, o recurso pode coexistir com outros protocolos de comunicação, como PROFIBUS-DP, o que permite a construção de aplicações com malhas mistas (seguras e convencionais em uma mesma rede de campo).

Uma solução para todos os mercados
Esta multivalência permite que a solução SIL da Altus seja aplicada em processos dos mais diversos segmentos da indústria. Um exemplo de onde o Safety pode atuar para elevar o nível de segurança das rotinas é no sistema de controle de caldeiras. Nesta aplicação, a solução monitoraria diferentes variáveis a fim de evitar a ocorrência de acidentes com operadores e falhas que ocasionem a paralisação do processo, sistema crítico em plantas industriais.

Além deste caso, a solução da Altus também pode ser aplicada em estações de compressão de gás, processos comuns em sistemas de Exploração & Produção do mercado de Óleo & Gás. Nele, os produtos Nexto Safety podem atuar no monitoramento do nível de pressão dos gases que trafegam pelas tubulações da instalação, prevenindo a ocorrência de rupturas e vazamentos. Outro exemplo em que a tecnologia pode ser um diferencial de segurança é em linhas de montagem de veículos, onde os produtos SIL podem monitorar a operação dos sensores nos sistemas de cercamento, acionamento de máquinas, start de processos e no sistema de combate a incêndio.

Único produto brasileiro com certificação TÜV Rheinland
Após passar por todos os testes e ensaios do TÜV Rheinland, a Altus se tornou a primeira empresa do hemisfério sul, ou seja, a única instituição da América Latina, África e Ásia ocidental a ter um equipamento de automação certificado pelo órgão. Desenvolvida 100% em território brasileiro, a solução Nexto Safety é mais um importante passo do País em direção ao almejado patamar de autonomia tecnológica nacional. Com a solução, o mercado tem uma solução nacional de qualidade para atender às demandas de segurança funcional das aplicações dos mais diversos segmentos da indústria.



Últimas Notícias:
+ ArcelorMittal Tubarão sedia Workshop Onsite da PI Brasil
+ Transpetro recebe Workshop Onsite PROFIBUS e PROFINET da PI Brasil
+ Transmissores de temperatura PROFIBUS-PA
+ Transmissores de pressão PROFIBUS-PA
+ SmartLight Indicator para uma clara indicação do ponto de utilização
+ Sensores de inclinação dinâmicos TMS/TMM88 da SICK
+ Remota PROFIBUS-PA
+ PROFIWISER®
+ Posicionadores de válvulas e transmissores de posição
+ Interfaces de comunicação, configuração e parametrização PROFIBUS-PA
+ Drivers para servomotores Festo
+ Conversores PROFIBUS-PA
+ Controle CLPs S7-200/300/400 em redes PROFIBUS/MPI/PPI via Ethernet
+ Conheça a série de computadores industriais UNO 2000 da Advantech
+ Chaves eletrônicas com IO-Link versão V1.1
+ Switch não gerenciável com até 8x portas Gigabit Ethernet PoE/PoE+
+ Sensores ultrassônicos M30 com até 8m de alcance
+ Antenas de Leitura/Escrita RFID com IO-Link Identificação e rastreabilidade para uma indústria inteligente
+ Unidade móvel do Senai leva tecnologia para cidades mais distantes de São Paulo
+ PROFINET Baseado em TSN