Caso não consiga visualizar este e-mail clique aqui





ASSOCIAÇÃO

Nova Diretoria para o biênio 2014-2016

Em Assembleia Geral Ordinária, realizada na manhã de 1º de outubro, a Associação Profibus elegeu a sua nova diretoria que comandará a organização entre os anos 2014 e 2016.

Foram eleitos: Robert Gries (Siemens) como Presidente; Carlos Augusto Ribeiro (DLG Automação) para Vice-Presidente e Tesoureiro; e, nas posições de Vice-Presidente e Secretário, Erik Maran (Westcon).

Tendo como local as instalações do Hotel Dan Inn Anhanguera em Campinas, a Assembleia também tratou da aprovação de contas do ano passado, atendendo ao que dispõe o artigo 35º do estatuto social da Associação Profibus.

Membros das diretorias anterior e atual da Associação Profibus, logo após a eleição.

 

 

Seminário Tecnológico no Inatel

O auditório do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel recebeu, em 14 de agosto, mais de 500 participantes para o Seminário Tecnológico Profibus, Profinet e ASi, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG.

Em uma realização conjunta com o Instituto, a Associação Profibus reuniu profissionais de várias empresas da região e estudantes do Inatel que, durante todo o dia, atualizaram seus conhecimentos por meios das seguintes apresentações técnicas: Fundamentos das Tecnologias Profibus DP/PA e AS-I, Gerenciamento de Ativos, Boas Práticas de Instalação de Redes Industriais Profibus e Tecnologia Profinet.

O Prof. Dr. Alexandre Baratella Lugli, Coordenador dos Cursos de Graduação em Automação Industrial do Inatel avaliou o Seminário Tecnológico como bastante positivo, especialmente pelo número de participantes. Para ele o ponto de destaque foi a programação técnica, cujas apresentações chamaram muito a atenção dos presentes, vindos de toda a região sul mineira.

Na opinião de Baratella, a promoção de encontros dessa natureza é muito importante. “É de suma importância que a tecnologia seja difundida nos polos do país, pois agrega valor às comunidades locais, evidenciando novas tecnologias e desenvolvendo a região”, enfatizou.

O Coordenador dos Cursos de Graduação em Automação Industrial do Inatel acreditar ser fundamental aproximar a universidade e a empresa para o incremento da tecnologia em prol do desenvolvimento industrial. “A universidade exerce um papel de formação dos jovens. A aproximação com o mercado é extremamente salutar, pois possibilita dar a visão de mercado à universidade e a visão acadêmica ao mercado”, concluiu.

 



Parte do auditório do Inatel durante uma das palestras técnicas em Seminário que reuniu mais de 500 participantes.




Marco Padovan, presidente anterior da Associação Profibus, durante sua apresentação no Seminário do Inatel.


Seminário na CSN

Uma das maiores siderúrgicas da América Latina, a Usina Presidente Vargas da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, localizada em Volta Redonda, RJ, recebeu o Seminário On Site da Associação Profibus, ministrado das 8:30 às 16:00 do dia 19 de setembro.
O Seminário contou com a participação de mais de 50 profissionais das áreas de automação, instrumentação, manutenção e projetos da Usina, que tem capacidade anual de produção de 5,8 milhões de toneladas de aço bruto e uma área total de 3,76 km2.

O evento da CSN teve um formato diferenciado: a programação do período da manhã foi dedicada às apresentações técnicas e o período vespertino destinado à demonstração dos kits didáticos sobre as tecnologias Profibus DP/PA, Profinet e ASi.

 

Uma das apresentações técnicas do Seminário On Site na CSN.

 



A segunda parte do Seminário, com a demonstração dos kits didáticos.

 

Curtas

• Representantes da Associação Profibus reuniram-se, em 30 de julho, com a equipe do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, com o objetivo de iniciar os trâmites para a constituição de um Centro de Competência Profibus na Universidade.

• O Grupo Tecnologia Profinet reuniu-se com a Diretoria da Associação Profibus na manhã em 20 de agosto nas instalações da Sense Eletrônica em São Paulo para deliberar sobre ações dedicadas aos trabalhos relacionados à tecnologia Profinet no mercado local.

• Em 27 de agosto membros da Associação Profibus estiveram em visita à Fenasucro 2014, realizada de 26 a 29 de agosto de 2014, em Sertãozinho, SP. De acordo com os organizadores, o evento recebeu 33.240 visitantes, 9% superior à edição passada, entre brasileiros e estrangeiros de mais de 50 países como Arábia Saudita, Dinamarca, Costa Rica, Inglaterra, Estados Unidos, Islândia, Itália, Suíça, Venezuela, entre outros, que geraram um volume de negócios cuja projeção indica alcançar R$ 2,2 bilhões nos próximos 12 meses. Vale destacar a participação de várias empresas associadas como expositoras da Fenasucro 2014: DLG Automação, Metroval, Run Time Automação, Sense Eletrônica, Siemens e Weg.

• Dia 25 de setembro a Associação Profibus atendeu novamente a Tonon Bioenergia e realizou mais um Seminário On Site, desta vez na Unidade Vista Alegre, localizada em Maracaju, MS. A Unidade Vista Alegre tem capacidade de moagem de 2,5 milhões de toneladas por safra e é, atualmente, uma das usinas mais modernas do País.

• Em 16 de outubro foi realizado o Seminário Case Profibus e Tecnologia Profinet no Senai de Sertãozinho, no qual o Engenheiro Rodrigo Batista Garcia, e os Técnicos Marcelo O. Santos e Tiago Borges Buriti, todos da Usina Uberaba Canaverde, apresentaram um case da tecnologia Profibus e uma palestra sobre o panorama da tecnologia Profinet.

• A Associação Profibus participou da 4ª Feira Agrometal do Mato Grosso do Sul, em Dourados, MS, entre os dias 22 e 24 de outubro, e também marcou presença no Congresso, apresentando uma palestra sobre a tecnologia Profibus.
êA FFATIA –IX Feira de Fornecedores e Atualização Tecnológica da Indústria de Alimentos, que aconteceu em Goiânia, GO, de 28 a 31 de outubro, contou com a participação da Associação Profibus pela primeira vez, por meio da divulgação de suas atividades e as de suas empresas associadas.

 

CASE

Tecnologia inovadora para medição de nível de óleo de palma

Delso Nicola (delso.nicola@br.endress.com), Gerente de Produtos – Pressão e Radiométricos, Endress+Hauser Controle e Automação.

A nova tecnologia de transmissores de pressão diferencial eletrônico da Endress+Hauser comprovou ser a solução ideal para a medição de nível de óleo de palma em tanque de desaeração por não utilizar capilares.

Em uma grande fábrica de margarina localizada em Fortaleza – Ceará existe uma etapa muito importante do processo de fabricação do produto final, que é a medição de nível de óleo de palma. Esta medição foi considerada crítica devido ao tanque possuir agitadores, pouco espaço no topo e conter vácuo restringindo o uso dos conhecidos medidores de nível como radar e ultrassônico.

A preferência era que a medição do nível fosse feita com transmissores de pressão diferencial com capilares, pois além de ser uma tecnologia muito utilizada para medição de nível, também já estavam disponíveis os flanges no topo e no fundo do tanque.

Medição de nível por pressão diferencial em tanques fechados e pressurizados.
Neste tipo de medição, a tomada de impulso/tubbings, da parte de baixo do tanque é conectada à câmara de alta pressão do transmissor. A pressão atuante na câmara de alta é a soma da pressão exercida sob a superfície do líquido e a pressão exercida pela coluna de líquido no fundo do tanque. A tomada de baixa pressão é conectada na tomada de impulso/tubbing da parte superior do tanque onde mede somente a pressão exercida sob a superfície do líquido. Assim sendo, a medição é feita através da diferença das pressões na tomada de alta e na tomada de baixa.

Foto 1: Explicativo de aplicação.

 

Apesar do uso dos tradicionais transmissores de pressão diferencial com capilar ser confiável, existem algumas limitações como: a dificuldade no manuseio dos capilares, erro na medição causado devido alteração de temperatura - o fluído de enchimento dos capilares tende a se expandir quando sofre com alterações de temperatura, lembrando que a localização da fábrica é em Fortaleza, um dos lugares mais quentes do País, o óleo de enchimento que preenche os capilares se dilata causando uma pressão adicional na célula de medição indicando uma falha ou erro na medição no nível, pois esta não é a pressão do processo e sim a pressão adicional sendo exercida no capilar através da dilatação do óleo de enchimento causado pela alta temperatura ambiente. Um possível dano no capilar faz que com todo o transmissor venha a ser trocado, pois o preço de um reparo é inviável.

Devidos as características do processo e do transmissor padrão com capilar, nesta aplicação, foi considerada utilização do transmissor de pressão diferencial eletrônico sem capilar.

Esta é uma tecnologia que vem cada vez mais sendo utilizada mundialmente, pois aumenta a confiabilidade da medição em até 10 vezes. As características abaixo garantem uma maior segurança ao processo e um grande valor agregado

  1. Não é afetado por mudança de temperatura ambiente ou de processo, pois não necessita de capilares/tubbings.
  2. Elimina riscos de condensação, evaporação ou entupimentos dos tubbings/capilares.
  3. Elimina riscos de vazamentos que muitas vezes ocorrem em sistemas tradicionais.
  4. Menor custo de manutenção e instalação devido a flexibilidade dos cabos.
  5. Por ser um cabo padrão, se for cortado/quebrado é simples e barato de trocar (para o sistema com capilar se troca todo o equipamento, neste sistema eletronico troca-se apenas o cabo).
  6. Maior confiabilidade e segurança do processo.

O transmissor de pressão diferencial eletrônico funciona com dois sensores independentes, um medindo a pressão na parte superior e outro na parte inferior do tanque. Estes valores de pressões são enviados, via cabo elétrico (sem necessidade dos capilares), para o transmissor onde o cálculo é feito diretamente.

Por serem sensores independentes também se tem a vantagem das medições individuais como, somente a pressão na tomada de alta ou só na de baixa, como também a medição de temperatura independente.

Foto 2 e 3: Instalação.

 

Além das características e benefícios do transmissor sem capilar, foi utilizada também a membrana em cerâmica devido ao processo trabalhar com vácuo.
O vácuo causa danos nos transmissores de pressão com membranas metálicas, podendo furá-las e então vazar o óleo de enchimento que inclusive pode contaminar o processo. Já a membrana em cerâmica é muito mais resistente além de ser seca, ou seja, que não possui óleo de enchimento e não há problemas de vazamento.

Devido à cerâmica ser um dos materiais mais rígidos do mundo, ela proporciona maior confiabilidade ao processo. Os sensores capacitivos de alta qualidade possuem membranas cerâmicas até 30 vezes mais espessas que os sensores convencionais com membranas metálicas. Com essa característica, além de sua propriedade ultrapura (99,9%), garante alta resistência à corrosão, abrasão, vácuo e sobrecarga.

Vácuo: A medição de pressão em vácuo é um problema constante na indústria de processo, devido ao "efeito memória" do medidor de pressão, isto é, uma vez exposto ao vácuo do processo a membrana metálica do sensor ficará deformada por um longo período até voltar à forma a original (podendo ser irreversível) e causando erros na medição. Por outro lado quando se utiliza de célula cerâmica, esse efeito é irrelevante, a membrana cerâmica por ser mais espessa e sofrer menor deformação, não sofre com esse efeito. Garantindo que mesmo processos que possuam ciclos de vácuo possam ser controlados com precisão sem prejuízos ao valor medido ou tempo de resposta.

Hoje, o equipamento utilizado na aplicação está em pleno funcionamento e não apresenta dificuldades apenas vantagens ao processo e ao usuário. Os desvios na medição decorrentes aos capilares e vácuo não existem mais e a medição está super estável.

 

Conclusão:

A medição de nível de óleo de palma foi beneficiada com a tecnologia do equipamento utilizado. Com o sinal estável e confiável o tempo que era gasto nesta etapa do processo com manutenção e supervisão, hoje não é mais necessário podendo assim o usuário pensar em novos benefícios para a planta e para o produto final.

Em aplicações onde o transmissor de pressão diferencial é utilizado para medição de nível, onde em transmissores tradicionais ocorrem problemas de vazamento, evaporação, entupimento dos tubings/tomada de impulso ou nos transmissores que utilizam capilares e o óleo de enchimento além de serem de difícil manuseio, causa erro na medição, o transmissor de pressão diferencial eletrônico (aquele que utiliza cabos digitais ao invés de capilares) é a solução.

Um conjunto de vantagens especiais, com um super valor agregado, com a marca registrada de tecnologia avançada, mas com o aspecto tradicional de um medidor de pressão convencional. Estes transmissores já provaram e continuam provando a sua eficácia em diversas aplicações.

 

Foto 4: Célula cerâmica.

 

 

ASSOCIADOS

COESTER reforça atuação na área de saneamento

Oskar Coester, diretor-presidente do Grupo Coester.

O Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), está se consolidando como referência nacional em fornecimento de produtos na área de saneamento. A empresa desenvolve atuadores elétricos para as principais companhias do setor. Os equipamentos têm como função a motorização de válvulas e comportas. Por isso, participou novamente, na edição deste ano, da maior feira do setor da América Latina: a Fenasan (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), realizada de 30 de julho a 1º de agosto, em São Paulo.

Atualmente, são mais de 25 mil equipamentos em operação pelo país afora. Entre outros projetos de grande impacto, a empresa gaúcha está fornecendo para unidades de tratamento de água e esgoto da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba), Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal), Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento).

Para a Estação de Tratamento e Esgoto (ETE) Serraria, em Porto Alegre, foram fornecidos 78 atuadores. A Coester também está participando das obras de transposição do Rio São Francisco, que deverão garantir água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O reforço da atuação na área de saneamento fica evidente nos números na empresa. Em comparação com 2013, houve um aumento de vendas de 55% no segmento. Em apenas sete meses deste ano, o valor alcançado quase superou o total de 2013.

“O Brasil possui grandes desafios em saneamento, e isso nos motiva muito. Temos expertise nessa área e estamos nos empenhando para oferecer soluções com alto padrão de desenvolvimento tecnológico e ambiental”, avalia Oskar Coester, diretor-presidente do Grupo Coester.

Durante o evento, a empresa teve um estande para divulgar suas soluções em saneamento. Conhecido pelo desenvolvimento da tecnologia do Aeromóvel, o Grupo Coester é especializado na produção de atuadores elétricos, redutores e conectores para redes industriais, ocupando a liderança nacional nesse segmento. A companhia é reconhecida pela dedicação à pesquisa e à inovação, sendo classificada como “Empresa de Base Tecnológica” pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

ISA Show ES – O Grupo Coester participou da 13ª edição da ISA Show Espírito Santo, que aconteceu nos dias 13 e 14 de agosto, em Vitória, ES, sendo a única empresa gaúcha a expor no evento. A maior feira regional de automação industrial reunirá diversas companhias do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O evento apresentou novidades tecnológicas, com lançamento de produtos e serviços, e o estreitamento de parcerias. Para o gerente comercial do Grupo Coester, Lairton Berger, o evento representou uma oportunidade para a troca de experiências e a prospecção de novos negócios. "Além de estarmos com representantes em todo o Brasil, o nosso diferencial é a rápida reposição de peças e um eficiente sistema de manutenção dos seus atuadores", destacou Berger, que esteve ao lado do gerente regional Tiago Costa.

Rio Oil & Gas – O Grupo Coester também marcou presença no Rio Oil & Gas Expo and Conference, realizado de 15 a 18 de setembro, no Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro, cuja temática neste ano foi "Novo Cenário Geopolítico: Superando os Desafios". A feira ocorre a cada dois anos e é a mais importante da América Latina. Estiveram reunidos parceiros e fornecedores do segmento de petróleo e gás de 27 países. A exposição é uma importante vitrine para as empresas nacionais e estrangeiras apresentarem seus produtos e serviços, além de ser uma oportunidade de discussão sobre os principais temas relativos às inovações tecnológicas. A Coester participa do Rio Oil & Gas desde a década de 90. “É um ponto de encontro fundamental da comunidade petroleira. O desenvolvimento do Pré-Sal é um fator que multiplica a importância do evento”, salientou Lairton Berger, gerente Comercial. Além de atuar nas áreas de mobilidade urbana e saneamento, o Grupo Coester é fornecedor de equipamentos, como atuadores elétricos, conectores de rede, atuadores split e atuador com alimentação solar, para empresas na área de óleo e gás, entre elas a Petrobras.

O estande da Coester no Rio Oil & Gas Expo and Conference.

 

 

ENDRESS+HAUSER é a primeira a produzir medidores de nível tipo radar de onda livre no Brasil

Desenvolvido para operar em condições agressivas, como turbulência e espuma, os radares de onda livre Micropilot FMR já estão consagrados em diversas aplicações no Brasil.

Atualmente, cerca de 70% dos instrumentos de nível, pressão e vazão que são comercializados no país são fabricados nacionalmente.

Com o objetivo de fornecer um produto de alta qualidade, a Endress+Hauser padroniza todas as unidades fabris ao redor do mundo. Desta forma, as indústrias brasileiras podem dispor de alta tecnologia com um dos menores prazos de entrega.

Medidor de nível tipo radar de onda libre Micropilot FMR.

 


ASSOCIADOS

Torre de luz e remota CSI ENGENHARIA E SISTEMAS

A CSI Engenharia e Sistemas anuncia o lançamento da Torre de Luz (leia-se fi-éle). Esta torre agiliza a administração da produção ao sinalizar os estados de operação de postos de trabalho, máquinas, equipamentos ou processos em ambientes fabris de alta versatilidade. Uma única Torre de Luz permite o uso de até 64 cores diferentes (em padrão EGA) e também oferece saída sonora com tocador de tom, midi ou MP3. A Torre de Luz vem acompanhada da Remota que possui até 6 entradas e 6 saídas digitais do tipo Profinet, Profibus, EthernetIP, DeviceNet e ModBus. Em conjunto, esses equipamentos podem ser utilizados tanto para entrada e saída de sinais digitais, como para emitir sons variados, incluindo mensagens de voz aos operadores. Com isso, a CSI Engenharia e Sistemas disponibiliza ao mercado uma solução rápida, flexível e econômica para ambientes fabris críticos que precisem de mais do que apenas um sinalizador luminoso para indicar o estado de seus processos de fabricação.



Torre de Luz.




Remota.

 

 

Medidores de vazão Coriolis certificados com conteúdo local segundo regras ANP ENDRESS+HAUSER

Depois de iniciar a fabricação de medidores de vazão no Brasil, em março de 2013, e superar a marca de mais de 2300 medidores de vazão fabricados, a Endress+Hauser obtém a certificação de conteúdo local segundo regras da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) do primeiro medidor de vazão Coriolis, atendendo à resolução ANP Nº 19/2013. Essa é uma etapa importante no suporte de projetos em offshore na indústria de Óleo e Gás, e alinhada com a política de conteúdo local do Brasil de atrair fornecedores estrangeiros ao Brasil.

“A principal promessa do nosso Centro de Produção ao mercado é uma significativa redução de prazos de entrega, vantagem que já beneficiou vários clientes de diversas indústrias. Mas também estamos trabalhando em várias frentes para atender os requerimentos do mercado local, e a certificação de conteúdo local segundo regras ANP foi um passo importante neste sentido” diz Carlos Behrends, CEO da Endress+Hauser Controle e Automação.

Com um investimento superior a 20 milhões de reais, a Endress+Hauser abriu a sua primeira unidade de produção no Brasil. Totalmente moderna, o Centro de Produção conta com tecnologia de ponta e atende a demanda do país e, futuramente, atenderá a América do Sul. Além das linhas de vazão o Centro de Produção de Itatiba produz medidores de nível e pressão.

 


Medidor de vazão Coriolis Promass F 200.

 

 

Transmissor de nível por pressão diferencial eletrônico com sensores independentes ENDRESS+HAUSER

Com a substituição dos capilares e/ou tubings por cabos padrões, alguns riscos como vazamentos, evaporação, condensação e entupimento são eliminados. Além disso, erros de medições decorrentes às variações de temperatura do ambiente e de processo que ocorrem em transmissores tradicionais (com tubings e capilares) não ocorrem com o transmissor de nível por pressão diferencial eletrônico da Endress+Hauser, o Deltabar FMD71/FMD72.

A medição de nível por pressão diferencial é uma tecnologia comprovada e agora utiliza uma maneira inovadora com características que garantem uma maior segurança ao processo e um grande valor agregado devido ao menor tempo de instalação e um menor custo de manutenção com fáceis condições de instalação, aliado a uma maior precisão.

Com uma vasta variedade de conexões ao processo, possibilidade de cabos com comprimentos diferentes para interligar os sensores que são fáceis de desconectar e com uma comunicação 4 a 20mA + HART os Deltabar FMD71 e FMD72 chegaram para dar maior confiabilidade em seu processo.

O que difere o modelo FMD71 do FMD72 é a tecnologia da célula de medição de cada um. Enquanto o Deltabar FMD72 possui célula metálica, bastante conhecida no mercado o Deltabar FMD71 possui a tecnologia exclusiva Endress+Hauser, Ceraphire, onde é utilizada uma célula cerâmica com princípio de medição capacitivo. Sendo esta, a melhor opção quando aplicado em um processo com vácuo devido a característica de ser uma célula seca, ou seja, sem fluido de enchimento. Também muito confiável quando aplicado em processos que podem ser corrosivos e abrasivos.



 

Controlador compacto Profinet PHOENIX CONTACT

O novo controlador AXC 1050 da linha AxioControl da Phoenix Contact foi desenvolvido para atender aplicações exigentes que necessitem de alto desempenho, robustez e flexibilidade de recursos e comunicações.

O AXC 1050 permite a expansão de até 63 módulos de E/S acoplados diretamente no seu barramento local. Além disto, através de suas duas portas Ethernet, este controlador pode ser configurado como um controlador Profinet, permitindo a controle de até 8 dispositivos Profinet. Além de controlador Profinet, o AXC 1050 também pode ser configurado como dispositivo Profinet ou Modbus TCP Client ou Server, tornando-o ideal para aplicações distribuídas. Além dos protocolos de redes de campo, este controlador também suporta diversos protocolos de TI como FTP, SMTP (e-mail), SNTP, SNMP, SQL, TCP/UDP e WebServer.

Outra característica que merece destaque é a sua UPS (fonte de alimentação ininterrupta) integrada. Na ocorrência de uma falha na alimentação, a sua UPS integrada mantém o AXC 1050 funcionando por aproximadamente 3s, tempo suficiente para a execução de medidas de segurança como geração de falhas, registro de histórico ou finalização de processos da aplicação. Em situações de oscilação na alimentação, o controlador não será afetado, garantindo uma maior disponibilidade do sistema.

Graças ao seu hardware robusto, alta imunidade a ruídos, alta resistência a vibração e choque e ampla faixa de temperatura de trabalho, este controlador é a solução ideal para aplicações em ambientes agressivos.



Controlador AXC 1050 da linha AxioControl.




PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica da Associação Profibus, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias Profibus, Profinet e ASInterface.
A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opiniões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.
© Associação Profibus. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação Profibus.

DIRETORIA EXECUTIVA 2012/2014

Robert Gries (Siemens) - Diretor Presidente
Carlos Augusto(DLG Automação) - Diretor Vice Presidente - Tesoureiro
Erik Maran (Westcon) - Diretor Vice Presidente - Secretário
Marcio Venturelli (DLG Automação) - Diretor de Gerenciamento de Ativos
Adriano Oliveira (Aro Eleven) - Diretor de Marketing
Silas Anchieta (Associação Profibus) – Gerente Geral

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 32 – Novembro/2014.

Sílvia Bruin Pereira (MTb 11.065 / MS 5936)
Editora - Jornalista Responsável

Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9 - CEP 05422-970
São Paulo, SP. Telefone/Fax: (11) 2849-3202
e-mail: profibus@profibus.org.br
site: www.profibus.org.br.

Siga-nos!

  

 

Agência de Marketing Digital
Website | SEO | E-mail Marketing | E-Commerce