Metroval: linha Profibus aprovada e certificada.
Algumas dicas de soluções de problemas no PROFIBUS-DP
PROFIBUS – Fique por dentro do DPV2 na prática
Soluções National Instruments para barramentos industriais
Dimensionamento da quantidade de equipamentos em uma rede PROFIBUS-PA
Gerenciamento de Ativos no Setor Sucroalcooleiro: Case Grupo Santa Terezinha, Usaçúcar.
Profibus-PA: Configurando ciclicamente o DT303 – Transmissor de Densidade
Profibus-PA: Configurando ciclicamente o FI303 - Conversor Profibus PA para 4-20mA
Profibus-PA: Configurando ciclicamente o FP303 - Conversor Profibus PA para 3-30psi
Profibus-PA: Configurando ciclicamente o FY303- Posicionador Profibus PA
Treinamento Transpetro
Feicana
LEAD-Petrobras-UFRJ†
Novos Associados

Remota Profibus XM210 DP, fabricada pela DLG Automação Industrial, integra kits de treinamento do Centro de Competência da Associação Profibus.

Magnetrol: soluções em medição de nível e vazão.
NIDays 2001
Promass 80H/83H – Tântalo/Zircônio Medidor de vazão Coriolis para fluidos agressivos Endress+Hauser

Manômetro eletrônico com conexão de processo G1 ifm electronic

Sensor de nível efector gwr – estrutura modular para adaptação individual à aplicação ifm electronic
Sensores aparafusados e atarraxados Pt100 para a detecção prévia de desgaste em componentes das instalações ifm electronic
Schneider Electric apresenta Profibus Remote Master
PROFINET – Economize Energia com PROFIenergy Siemens nos intervalos de produção.
Guia de Comunicação Siemens: CPUs SIMATIC e CPUs de terceiros.

 

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Mar√ßo 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 24 - Março 2011

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

 

DIRETORIA EXECUTIVA 2009/2012

Marco Padovan (Sense)
Diretor Presidente

Leandro Torres (SMAR)
Diretor Vice Presidente Tesoureiro

Robert Gries Drumond (Siemens)
Diretor Vice Presidente Secretário

Adriano Oliveira (SMAR)
Diretor de Marketing

Silas Anchieta
Diretor Executivo

 

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9 - CEP 05422-970
São Paulo, SP. Telefone/Fax: (11) 2849-3202
e-mail: profibus@profibus.org.br
site: www.profibus.org.br.

 

ASSOCIADO

Metroval: linha Profibus aprovada e certificada.

Dedicada à produção e comercialização de medidores de fluídos industriais em geral; equipamentos, sistemas e máquinas especiais para controle de processos industriais; componentes e acessórios pertinentes; importação, exportação e representação de medidores, máquinas, equipamentos e componentes; serviços de engenharia, projetos, montagens, calibração, manutenção, consultoria de processos industriais e assistência técnica, voltados para exploração e produção de petróleo e gás natural, a Metroval foi criada em 1988 e hoje tem seus Transmissores Volumétrico (MTRV0C79) e de Densidade (MTRV0C69) registrados com a tecnologia Profibus PA.

Alexandre A. H. S. Garcia, da √°rea de Research & Development da empresa, afirma que a Metroval, como uma provedora de solu√ß√Ķes completas em controle de fluidos, sempre teve como princ√≠pio oferecer ao mercado o que h√° de mais moderno em tecnologia nos seus produtos e servi√ßos prestados. “Por isso, a tecnologia Profibus se faz presente em nossos produtos. Somos membros da associa√ß√£o desde agosto de 2008”, orgulha-se, enumerando os principais produtos da companhia: medidores de vaz√£o, dens√≠metros digitais, skids, sistemas de carreamento e descarregamento de combust√≠veis, sistema de detec√ß√£o de interface, sistemas de dosagem e envase, analisadores, amostradores, misturadores est√°ticos, filtros, al√©m de servi√ßos.

Garcia conta que atualmente a Metroval tem registrados o transmissor volum√©trico (MTRV0C79) e transmissor de densidade (MTRV0C69) com a tecnologia Profibus PA. “Este √ļltimo foi aprovado nos testes de interoperabilidade no ITEI em Beijing e j√° est√° certificado na PNO desde novembro de 2009. Nosso pr√≥ximo lan√ßamento ser√° o medidor m√°ssico Coriolis, vers√£o Profibus PA, que deve ser lan√ßado no segundo semestre deste ano”, anuncia.

De acordo com Garcia, o transmissor de densidade Profibus da Metroval tem uma aceita√ß√£o muito boa, especialmente no mercado de usinas de cana de a√ß√ļcar, visando principalmente √†s aplica√ß√Ķes na medi√ß√£o de Brix e grau INPM.

O respons√°vel pela √°rea de Research & Development da Metroval avalia que a tecnologia Profibus tem evolu√≠do r√°pido e acompanhado bem as necessidades de mercado, como √© o caso da evolu√ß√£o do PROFIsafe e do Profinet. “De maneira geral, o Profibus tem muito boa aceita√ß√£o em v√°rios segmentos do mercado, como √© o caso do setor sucroalcooleiro, ao mesmo tempo em que vem ganhando espa√ßo em outros segmentos como, por exemplo, o de √≥leo e g√°s”, destaca.

Nesse sentido, ele espera uma utiliza√ß√£o cada vez maior das tecnologias de automa√ß√£o industrial. “E isso inclui a tecnologia Profibus, na medida em que a ind√ļstria brasileira tem investido fortemente na amplia√ß√£o da capacidade produtiva”, conclui.


A Associação PROFIBUS não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação PROFIBUS. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação PROFIBUS se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da
Associação PROFIBUS.