Caso não consiga visualizar este e-mail clique aqui





ASSOCIAÇÃO

Centros de Competência e de Treinamento são recertificados em Profibus e certificados em Profinet

No final do ano passado o Centro de Competência e o Centro de Treinamento Profibus, instalados na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, foram recertificados para a tecnologia Profibus, como também certificados para Profinet. A recertificação foi feita em dezembro pelo Eng. Paolo Ferrari – que é Professor Assistente da Università di Brescia e gerente do Centro de Competência Profibus e Profinet da Itália – e agora no mês de abril, pelo Eng. Hassan Kaghazchi – também acadêmico da Universidade de Limerick na Irlanda, chefe do Centro de Competência e do Centro de Treinamento Profibus e presidente da Associação Profibus naquele país – responsável pela auditoria.

Aproveitando a oportunidade, na mesma época os Centros receberam dois novos kits didáticos oferecidos pela DLG Automação e pela Sense Eletrônica, ampliando a variedade de produtos de diferentes fabricantes, juntando-se aos conjuntos já existentes das empresas Altus, Atos, Endress+Hauser, Festo, IFM, Metso, Murrelektronik, Parker, Pepperl+Fuchs, Phoenix Contact, Siemens, Smar e Wika.

O destaque fica por conta da atual plena capacidade física e operacional dos Centros de Competência e de Treinamento para atividades que envolvam também a tecnologia Profinet, em franco crescimento no mercado, permitindo, por exemplo, a realização imediata de cursos sobre este padrão aberto de Ethernet Industrial para automação, e que permite a integração com outras redes de campo.

 

Magnesita e Usina Uberaba recebem Seminários On Site

MAGNESITA – A planta de Brumado, BA, da Magnesita foi palco de mais um Seminário On Site da Associação Profibus no dia 13 de março passado, do qual participaram 15 profissionais envolvidos com as áreas de instrumentação, automação e manutenção da companhia.

De acordo com Camilo Lorenzoni Jr., Supervisor de Automação e Instrumentação da Magnesita, o objetivo da realização de um seminário específico sobre a tecnologia Profibus foi prover aos técnicos da fábrica mais informações sobre o protocolo de rede, além de atualizá-los sobre novas tecnologias. “O Seminário foi muito bem apresentado; todos os palestrantes falaram sobre os seus temas com propriedade, e os temas apresentados são bem relacionados com os problemas e necessidades daqui”, completou.

Essa unidade da Magnesita consiste em extração, britagem, concentração e sinterização de óxido de magnésio, além de uma planta específica para o mineral Talco.  Na lavra e na britagem de óxido de magnésio, principal produto, alguns sistemas são automatizados. Segundo Camilo, a planta de concentração é a que possui células de flotação e fornos com sistemas automatizados, com muitos dispositivos ligados na rede Profibus DP e PA. Os equipamentos são, na maioria, de fabricantes como Siemens (Micromaster e Simocode) e sensores de campo (Siemens, IFM, Novus e outros) interligados à rede Profibus PA. Os fornos são constituídos de três etapas – calcinação, brinquetagem e sinterização – também todas com processos automatizados.

O Supervisor de Automação e Instrumentação da Magnesita ressalta que para a aplicação específica da planta de Brumado os benefícios da tecnologia Profibus são diversos. “Com o uso de equipamentos com recursos de rede Profibus, temos uma integração muito maior e melhor entre todos os dispositivos. Todas as informações veiculadas na planta são mais acessíveis e os diagnósticos ficam muito mais completos”, concluiu.

 



Muita atenção dos profissionais da Magnesita durante o Seminário On Site.


A turma da Magnesita na “foto oficial” do Seminário On Site 2014.

 

USINA UBERABA – Já no dia 26 de março foi a vez da Usina Uberaba da Canaverde – cuja planta é praticamente toda integrada em rede Profibus – ter o seu Seminário On Site, também com 15 participantes.
A Usina Uberaba S.A. – integra a Organização Balbo, foi constituída em 2005 e a sua primeira safra aconteceu em 2008, com a moagem de 1.000.000 de toneladas de cana-de-açúcar e a produção de 81.800 m³ de etanol hidratado. Está localizada no triângulo mineiro, mais precisamente entre os municípios de Uberaba e Nova Ponte, MG, e atualmente tem capacidade de moagem de dois milhões de toneladas por safra. É 100% automatizada em todas as suas etapas de produção de etanol anidro e hidratado, com capacidade de produzir 158 milhões de litros de etanol por safra.

Rodrigo Batista Garcia, Supervisor de Manutenção Elétrica e Instrumentação da Usina Uberaba, conta que a tecnologia Profibus faz parte do dia a dia da Usina. “Toda a planta é controlada com essa tecnologia e, com isso, a troca de experiências e a atualização tecnológica é sempre válida”, comentou, referindo-se ao Seminário On Site.

Ele avalia que o Seminário foi muito bem conduzido de forma prática e teórica, acrescentando que muitos comentários e boas experiências também garantiram o sucesso do evento.

“A Usina Uberaba foi projetada e trabalha 100% no automático. Esse conceito nos mostrou eficiência, qualidade e alta disponibilidade da planta. A tecnologia Profibus foi essencial para esses objetivos”, destacou o Supervisor de Manutenção Elétrica e Instrumentação da Usina Uberaba.

 



Uma das aulas do Seminário na Usina Uberaba.




Os participantes do Seminário, tendo ao fundo a planta da Usina Uberaba, toda controlada com a tecnologia Profibus.


Workshop e Minicurso em Dourados

A Associação Profibus promoveu nos dias 2 e 3 de abril, na cidade de Dourados em Mato Grosso do Sul, um Workshop e um Minicurso, encontros que registraram a presença de mais de uma centena de participantes nos dois dias entre estudantes, profissionais de diversas empresas usuárias finais, empresas de serviços e de engenharia.

O Workshop aconteceu no dia 2 e contou com as seguintes palestras: Apresentação da Associação Profibus Profinet; Fundamentos da Tecnologia Profibus DP/PA e AS-Interface; Gerenciamento de Ativos; Tecnologia Profinet; Case Transpetro sobre Aplicação da Tecnologia Profibus; Certificação de Redes Industriais Profibus; e Tecnologia Profinet e Case de Aplicação Profinet, encerrando-se com um coquetel de confraternização.

 



Uma das palestras do Workshop promovido em Dourados, MS.

 

Já o Minicurso “Instalação de Redes Industriais Profibus”, ministrado pelo Engenheiro Certificado Profibus/Profinet Guilherme Sestito, teve uma carga horário de sete horas, e foi realizado nas manhãs dos dias 2 e 3. Do seu conteúdo programático, fizeram parte os seguintes aspectos: Introdução ao Profibus – As três versões do Profibus: FMS, DP e PA; Os meios de transmissão; Repetidores, Acopladores e Links de fibra Óptica; Endereçamento; As velocidades de transmissão; Arquivo gsd; e Watchdog. Regras de Instalação – Interferências; Redução de interferências; Comprimentos máximos de cabos; Cabeamento e aterramento; Conectores DB-9, M12 e bornes, reflexões e terminadores; Conectores Piggyback; Derivação RS485; Regras de curvatura e distanciamento de cabos; Dicas de inspeção visual; e Dicas de troubleshooting com analisadores.


Aspecto do Minicurso realizado pela Associação Profibus em Dourados.

 

Seminários Tecnológicos Profibus, Profinet e AS-Interface em Santos e São Paulo

Duas edições do Seminário Tecnológico Profibus, Profinet e AS-Interface vão acontecer nas cidades de Santos e São Paulo, respectivamente, nos dias 28 de maio e 10 de junho.

A unidade do Senai de Santos (Rua Braz Cubas, 344, Vila Mathias) vai receber o Seminário a partir das 18h45 e a Escola Senai “Anchieta” (Rua Gandavo, 550, Vila Mariana, São Paulo) iniciará as atividades às 17:00.

Além da apresentação das Escolas Senai e da Associação Profibus, Profinet e AS-Interface, nos dois encontros estão confirmadas quatro palestras tecnológicas sobre: Fundamentos da Tecnologia Profibus DP/PA E AS-Interface; Gerenciamento de Ativos; Boas Práticas de Instalação de Redes Industriais Profibus; e Tecnologia Profinet.

As inscrições são gratuitas!

Informações pelo telefone/fax (11) 2849-3202, e-mail profibus@profibus.org.br ou site www.profibus.org.br.


 

ENTREVISTA

Dr. Hassan Kaghazchi, Presidente da Associação Profibus da Irlanda.

O Dr. Hassan Kaghazchi esteve no Brasil em abril deste ano para realizar a auditoria do Centro de Competência Profibus em São Carlos. Ele é um dos especialistas mundiais mais reconhecidos em Profibus e Profinet. Conheça um pouco da sua experiência com essas tecnologias.

 



O Dr. Hassan Kaghazchi (à esquerda) e o Diretor Presidente
da Associação Brasil, Marco Padovan.

ProfiNews – Qual é a sua formação e qual é a sua experiência (acadêmica, profissional e institucional) com a tecnologia Profibus?

Dr. Hassan Kaghazchi – Eu sou um profissional com mais de 30 anos de experiência em ensino, pesquisa e consultoria de automação. Sou professor de instrumentação e controle na Universidade de Limerick, chefio o Centro de Competência e o Centro de Treinamento Profibus na Irlanda, e sou o presidente da Associação Profibus na Irlanda. Estou envolvido com a tecnologia Profibus durante os últimos 12 anos, ministro cursos de formação sobre Profibus e Profinet, além de desenvolver produtos para ambas as tecnologias.

ProfiNews – Qual é a sua análise sobre as tendências da tecnologia Profibus no mercado mundial?

Dr. Hassan Kaghazchi – A tecnologia Profibus ainda continua a crescer e já passou dos 50 milhões de nós. Eu acredito que vai continuar a crescer, devido à sua simplicidade e sua facilidade de uso.

ProfiNews – Especificamente em relação à tecnologia Profinet, como o senhor analisa sua aplicação na área de processos?

Dr. Hassan Kaghazchi – O Profibus PA está crescendo cada vez mais em aplicações de processos. A conexão do Profibus PA para o Profinet atualmente é feita através do Profibus DP (através do uso de Proxies). No entanto, é apenas uma questão de tempo quando a rede PA poderá ser conectada diretamente à Profinet. O PA e a Profinet são tecnologias muito importantes para as indústrias de processo, automotiva e muitas outras no Brasil.

ProfiNews – Qual é a estrutura do Centro de Competência Profibus na Irlanda e quais são seus principais trabalhos desenvolvidos?

Dr. Hassan Kaghazchi – O Centro de Competência Profibus da Irlanda fornece uma ampla gama de serviços para os usuários finais que incluem: suporte gratuito por e-mail e telefone; certificação de instalações; desenvolvimento de componentes de rede; chamadas por telefone para resolver problemas Profibus/Profinet na indústria; realização de seminários semestrais de automação; comunicados de imprensa e atualizações tecnológicas; e cooperação com a ISA (International Society of Automation).

ProfiNews – O senhor poderia nos dar uma visão geral do cenário de validação Profibus e Profinet, do ponto de vista do mercado de automação e instrumentação?

Dr. Hassan Kaghazchi – Devido às exigências para a certificação de todos os componentes Profibus e Profinet, o usuário final tem a garantia de que, quando esses sistemas estiverem instalados, eles vão operar. A instalação correta é importante, e tanto a organização Profibus International como os Centros de Competência e Treinamento provêm a formação exigida para a instalação.

ProfiNews – Qual é a sua avaliação sobre sua visita ao Brasil e quais são as suas impressões sobre o Centro de Competência Profibus em São Carlos?

Dr. Hassan Kaghazchi – Esta é a minha primeira visita à América Latina e ao Brasil. Fiquei impressionado com as instalações do Centro de Competência Profibus de São Carlos. O equipamento disponível está em pé de igualdade com outros centros na Europa, incluindo a Irlanda. Como temos um bom relacionamento com a USP, já temos agendada a permanência de dois de seus pesquisadores por um período mínimo de seis meses em nosso Centro na Irlanda. Estou muito feliz por ter a oportunidade de visitar e auditar o Centro de Competência no Brasil. Eles passaram na auditoria e eu gostaria de parabenizar o coordenador Prof. Dr. Dennis Brandão e sua equipe pelo excelente negócio que organizaram juntos no centro. Também fiz uma apresentação para a Associação Profibus Brasil, onde estive muito envolvido em compartilhar a minha experiência com eles. O feedback foi bastante positivo. Fiquei também encantado com a hospitalidade e estou ansioso para a minha próxima visita.

 

ASSOCIADOS

Coester: patente, fornecimento e curso.

A Coester obteve em março deste ano a patente japonesa do Hot Disconnect, um conector para redes industriais, que já havia sido patenteado no Brasil e nos Estados Unidos em 2011. De acordo com o gerente regional e administrativo de vendas da Coester, Régis Somensi, o Hot Disconnect apresenta diversas vantagens. “Ele traz facilidade de manutenção, é simples de instalar e substitui as caixas de derivação no campo, possibilitando conexão e desconexão em barramento a quente, inclusive em áreas classificadas”, explicou Somensi. O gerente ressaltou também que o Hot Disconnect permite colocada, retirada e manutenção sem afetar a operação de outros equipamentos ligados nessa mesma rede. “Outro diferencial é que, mesmo sob imersão, o conector possui total vedação à água”, concluiu.

A patente japonesa obtida pela Coester para seu conector para redes industriais.


Fornecimento
– O Programa Integrado Socioambiental (Pisa) que foi entregue pela presidente Dilma Rousseff e pelo prefeito de Porto Alegre José Fortunati em 11 de abril passado, tem a participação da Coester Automação, que forneceu os 78 atuadores elétricos da Estação de Tratamento e Esgoto (ETE) Serraria. De acordo com a empresa, os equipamentos têm como função a motorização de válvulas e comportas da ETE. A inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Serraria marca o início das operações do Pisa, que amplia a capacidade de tratamento dos esgotos na capital gaúcha de 27% para 80% (até 2015). De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos da cidade (Dmae), com a implantação do programa, deixarão de ser despejados no Lago Guaíba 135 mil metros cúbicos de dejetos sem tratamento. A obra, maior em volume de tratamento financiada pelo PAC no Brasil, com investimento de R$ 672,9 milhões, beneficia diretamente mais de 700 mil pessoas com a coleta e o tratamento do esgoto nas bacias dos arroios Dilúvio, Cavalhada e do Salso.

Curso básico de atuadores elétricos – Entre os dias 21 e 23 de maio, a empresa promove o curso básico de atuadores elétricos, que será ministrado em sua sede em São Leopoldo (Rua Jacy Porto, 1157), e no qual os participantes receberão noções básicas de operação, configuração e manutenção dos atuadores elétricos fabricados pela empresa. O curso é direcionado aos profissionais de nível técnico ou superior que atuem nas áreas de engenharia de aplicação, engenharia de produto engenharia de projeto, operação, instrumentação e manutenção. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 4009.4200 ou pelo e-mail info@coester.com.br. A agenda completa de cursos da Coester está disponível no site www.coester.com.br/br/eventos.

 

Endress+Hauser registra aumento de 7% em vendas em 2013

faturamento em torno de 1,8 bilhões de euros durante o ano financeiro de 2013. Analisando-se os lucros operacional, bruto e líquido, a companhia também apresentou melhoras com relação ao ano anterior.

“Nós estamos muito satisfeitos com esses resultados, principalmente frente aos fortes ventos contrários do mercado de câmbio”, disse Luc Schultheiss, CFO (Chief Financial Office), acrescentando que todas as moedas dos países emergentes, além do Japão, caíram muito em valor com relação ao Euro. A Endress+Hauser apresentou o seu Relatório Anual em detalhes na Basiléia, Suíça em 6 de maio passado.

O grupo destaca que a consolidação dos seus resultados foi influenciada por algumas aquisições. No final de setembro de 2013 a Endress+Hauser adquiriu o controle da empresa de capital aberto, especialista em equipamentos de análise em laboratório, a alemã Analytik Jena. Em janeiro de 2013, iniciou o controle de seu ex-representante da Indonésia e, em novembro, completou a transação com a compra Kaiser Optical Systems, com base nos Estados Unidos, fabricante de instrumentos para espectroscopia de Raman. “Sem estas aquisições o Grupo Endress+Hauser poderia ter crescido algo em torno de 5% em 2013,” explicou Schultheiss.

No final do ano passado, Endress+Hauser contava com 11.919 colaboradores em todo o mundo, significando 1.853 a mais do que em 2012. Aproximadamente 1.300 novos empregos foram gerados com as recentes aquisições de companhias pelo Grupo.



PRODUTOS

Transmissor de pressão Profibus-PA Smar

O LD1.0 PA é um transmissor de pressão inteligente de baixo custo, para medições manométricas de líquidos, gases e vapores. Assim como os demais equipamentos da linha 303 da Smar, tem o incorporado o protocolo de comunicação digital Profibus PA.

Também está disponível na tecnologia HART/4-20mA. Algumas características: exatidão de ± 0.2%; protocolo de comunicação Profibus-PA; várias faixas de pressão até 150 bar; ajuste local: reset com default de fábrica e reset de endereço (126); e configuração via FDT/DTM e DD/EDDL. Exemplos de aplicação: medição e controle de processos industriais; sistemas hidráulicos e pneumáticos; bombas e compressores; máquinas e ferramentas de usinagem; plantas de produção de polietilenos; e medições de pressões de óleo em turbinas.

 

Transmissor de temperatura Profibus-PA Smar

 O TT1.0 PA é um transmissor de temperatura inteligente de baixo custo. Assim como os demais equipamentos da linha 303 Smar, ele tem o incorporado o protocolo de comunicação digital PROFIBUS PA. Também está disponível na tecnologia HART/4-20mA. Com a carcaça compacta, pode ser utilizado com o sensor conectado direto ao processo reduzindo custos. Sua borneira simplificada contem 6 terminais, sendo 4 terminais para a conexão do sensor e 2 terminais para a conexão da alimentação. Algumas características: vários tipos de sensores; medição a 2, 3 ou 4 fios; ajuste local: reset com default de fábrica e reset de endereço (126); configuração via FDT/DTM e DD/EDDL; e protocolo de comunicação Profibus PA.

 

 


PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica da Associação Profibus, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias Profibus, Profinet e ASInterface.
A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opiniões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.
© Associação Profibus. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação Profibus.

DIRETORIA EXECUTIVA 2012/2014

Marco Aurélio Padovan (Sense) - Diretor Presidente
César Cassiolato (Smar) - Diretor Vice Presidente - Tesoureiro
Robert Gries (Siemens) - Diretor Vice Presidente - Secretário
Marcio Venturelli (DLG Automação) - Diretor de Gerenciamento de Ativos
Adriano Oliveira (Aro Eleven) - Diretor de Marketing
Silas Anchieta (Associação Profibus) – Gerente Geral

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 30 – Maio/2014.

Sílvia Bruin Pereira (MTb 11.065 / MS 5936)
Editora - Jornalista Responsável

Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9 - CEP 05422-970
São Paulo, SP. Telefone/Fax: (11) 2849-3202
e-mail: profibus@profibus.org.br
site: www.profibus.org.br.

Siga-nos!

    

Agência de Marketing Digital
Website | SEO | E-mail Marketing | E-Commerce