Westcon: sucesso com linha Profibus no mercado brasileiro.
Seminário Cases reúne especialistas em São Paulo
Treinamento em São Carlos em junho
Encontro de Saneamento Ambiental
Grupo de Cabos
Cabos Profibus Amphenol produzidos no Brasi
Endress+Hauser é parceira da Alfa Laval em projeto pioneiro
Célula Automação, cada vez mais especializada em diagnóstico e análise de redes Profibus

LMP-100 – Solução eficiente para conexão de redes Modbus e Profibus.

DC303 - Entradas e Saídas Discretas em sistemas Profibus com controle híbridos e aplicações de bateladas
O uso de entradas e saídas remotas em Profibus-PA facilitando a automação de processos em sistemas de controle
Medição de vazão – a terceira grandeza mais medida nos processos industriais
Profibus – Aterramento, Blindagem, Ruídos, Interferências, Reflexões e muito mais...
Proline t-mass 150 Endress+Hauser
G10 Safety Pepperl+Fuchs
Segurança em redes industriais Siemens
Configurador on-line para redes industriais: SIMATIC NET Selection Tool Siemens

 

OUTRAS EDIÇÕES
Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 27 - Agosto 2012

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

 

DIRETORIA EXECUTIVA 2009/2012

Marco Padovan (Sense)
Diretor Presidente

Leandro Torres (Smar)
Diretor Vice Presidente Tesoureiro

Robert Gries Drumond (Siemens)
Diretor Vice Presidente Secretário

Adriano Oliveira (Smar)
Diretor de Marketing

Silas Anchieta
Diretor Executivo

 

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9 - CEP 05422-970
São Paulo, SP. Telefone/Fax: (11) 2849-3202
e-mail: profibus@profibus.org.br
site: www.profibus.org.br.



Siga-nos!

    

 

ASSOCIADO

Westcon: sucesso com linha Profibus no mercado brasileiro.

Desde 2002 a Westcon tem focado o segmento de redes industriais, fornecendo solu√ß√Ķes para comunica√ß√£o de dados. ¬†Segundo conta seu Diretor Paolo Capecchi, em 2005, ap√≥s a bem sucedida introdu√ß√£o no mercado brasileiro do Analisador de Redes Profibus DP, a empresa iniciou um programa de capacita√ß√£o do seu staff t√©cnico, com o objetivo de oferecer servi√ßos de an√°lise e valida√ß√£o de redes Profibus DP e PA. “Al√©m dos treinamentos feitos nas empresas parceiras nossas de tecnologia na Europa, todos os nossos t√©cnicos e engenheiros frequentaram os treinamentos da Associa√ß√£o Profibus. Decidimos ent√£o tornarmo-nos membros da associa√ß√£o Profibus Brasil com o intuito de participar da divulga√ß√£o desta tecnologia junto aos usu√°rios”, comenta Capecchi.



Paolo Capecchi, Diretor da Westcon.

A Westcon foi criada em 1994 e atualmente representa e distribui as seguintes linhas de produtos: Hima ‚Äď CLP de Seguran√ßa; Moore Industries / Moore Hawke ‚Äď Solu√ß√Ķes redundantes de alta integridade para redes de campo Foundation Fieldbus e Profibus PA, e Instrumenta√ß√£o para Aplica√ß√Ķes Cr√≠ticas; Softing ‚Äď Gateways para gerenciamento de ativos em redes Profibus PA, Gateways Foundation Fieldbus para Modbus/TCP, Gateways para Profibus DP, e Solu√ß√Ķes OPC; Procentec ‚Äď Repetidores, Distribuidores e Terminadores Ativos para Redes Profibus DP; Garettcom e Kyland ‚Äď Switches Ethernet IEC 61850 para subesta√ß√Ķes; Westermo ‚Äď Conversores de Fibra √ďptica, Modems, Switches Ethernet Industrial para uso embarcado, e Extensores Ethernet; e Schneider-Control Microsystems ‚Äď Remotas para Telemetria, Computadores de Vaz√£o de G√°s Natural e Instrumenta√ß√£o Wireless.

A linha de produtos com tecnologia Profibus que a Westcon disponibiliza no mercado √© bastante ampla e inclui diversos tipos de hardware e software para montagem e diagn√≥stico de redes industriais, como repetidores, distribuidores, gateways para gerenciamento de ativos, conversores Profibus/Fibra √ďptica, OPC Server, al√©m dos sistemas para diagn√≥stico e cerifica√ß√£o de redes Profibus DP/PA. No campo de servi√ßos, a empresa realiza a an√°lise e a certifica√ß√£o de redes Profibus em diversos segmentos da ind√ļstria, tais como: √≥leo & g√°s, petroqu√≠mica, minera√ß√£o, siderurgia, a√ß√ļcar & √°lcool, etc. Vale destacar que, at√© agora, a Westcon j√° realizou a an√°lise e a valida√ß√£o de aproximadamente 1.500 redes, no Brasil, na Am√©rica do Sul e na √Āsia.

Erik Maran, Gerente de Neg√≥cios da Westcon ‚Äď e tamb√©m Diretor de Instala√ß√Ķes de Redes da Associa√ß√£o Profibus Brasil ‚Äď destaca que a empresa est√° lan√ßando neste ano duas novas solu√ß√Ķes voltadas para aplica√ß√Ķes em redes Profibus. Um deles √© o extensor wireless de rede Profibus DP, totalmente transparente e que mant√©m a taxa de comunica√ß√£o do barramento Profibus em 1.5Mbps, permitindo uso de redes Profibus em maquinas m√≥veis, pontes rolantes, sistemas de transporte, e outros equipamentos que necessitem de comunica√ß√£o sem fio de alta confiabilidade. O outro lan√ßamento √© um sistema para diagn√≥stico de redes Profibus online, com monitora√ß√£o remota atrav√©s da Internet. A principal caracter√≠stica deste sistema √© a possibilidade de realizar a coleta de dados do protocolo e do meio f√≠sico das redes Profibus on-line, 24 horas por dia, permitindo monitorar e diagnosticar as condi√ß√Ķes das redes Profibus mesmo √† dist√Ęncia. Este sistema envia alertas e alarmes via e-mail e pode ser integrado com sistemas de controle e gerenciamento da planta via OPC Server e tecnologia FDT/DTM. Este produto permite detectar com anteced√™ncia a ocorr√™ncia de falhas nas redes que, em geral, surgem em consequ√™ncia da degrada√ß√£o das instala√ß√Ķes do meio f√≠sico. “Problemas antes ‘invis√≠veis’, que causavam graves preju√≠zos √†s empresas por causa de paradas inesperadas das redes, agora podem ser evitados atrav√©s de manuten√ß√£o preditiva”, enfatiza Maran.

A Westcon orgulha-se de registrar in√ļmeros casos de sucesso em sua hist√≥ria com a tecnologia Profibus. “Todos relacionados a servi√ßos de an√°lise e certifica√ß√£o de redes em plantas de minera√ß√£o, plataforma de petr√≥leo e em um grande fabricante do setor automobil√≠stico em suas plantas no Brasil e na Tail√Ęndia”, comenta o Diretor.

Na vis√£o dos executivos da empresa, a tecnologia Profibus vem sendo largamente utilizada em todo o mundo. “No Brasil a tecnologia est√° presente em todos os grandes projetos aqui realizados nos √ļltimos anos (√≥leo & g√°s, papel & celulose, minera√ß√£o, etc.) e seu uso vem crescendo continuamente. Do ponto de vista tecnol√≥gico, entendemos que a pr√≥xima grande evolu√ß√£o do protocolo est√° relacionada ao Profinet, cuja utiliza√ß√£o em projetos tamb√©m vem crescendo ultimamente. A Westcon j√° esta preparada para esta evolu√ß√£o do mercado, e j√° conta com Analisadores Profinet e servi√ßos de an√°lise e cerifica√ß√£o Profinet”, anuncia Maran.
Da mesma forma, avaliam a aplica√ß√£o da tecnologia Profibus no mercado brasileiro. “A Associa√ß√£o Profibus tem feito um bom trabalho de divulga√ß√£o e consolida√ß√£o da tecnologia. Os usu√°rios sabem que podem contar com bom apoio e n√£o se sentem compelidos a buscar outras tecnologias. Gra√ßas a isso, a tecnologia continua sendo adotada em todos os novos grandes projetos que est√£o a caminho”, conclui Capecchi.

 



PROFI-Link, Analisador Profibus Online da Westcon

 



PROFI-Link, Analisador Profibus Online da Westcon

 


A Associação PROFIBUS não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação PROFIBUS. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação PROFIBUS se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da
Associação PROFIBUS.